Seleção feminina perde amistoso por 2 a 1 para a Dinamarca
Debinha marcou o gol brasileiro na partida, realizada com mando das adversárias, em Copenhague, nesta sexta (24)
Ainda sem a confirmação da presença do volante Juliano, Xavante faz primeira partida oficial da temporada às 21h30min desta quarta (26), em São Leopoldo
Por: Gustavo Pereira
gustavo.pereira@diariopopular.com.br @gustav0pereira_
Jerson Testoni adotou discurso otimista na coletiva da véspera da partida (Foto: Volmer Perez - GEB)
Chegou a hora de dar o passo. Sair da fase de testes e enfrentar a competitividade do Gauchão. Às 21h30min desta quarta-feira (26), o Brasil estreia no campeonato estadual contra o Aimoré, no estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.
São exatos 42 dias desde 15 de dezembro, quando o elenco se apresentou, quase completo, para iniciar a preparação. O clima no Bento Freitas é positivo. A rotina de trabalhos foi traduzida em bons desempenhos e resultados nos três amistosos. Duas vitórias, diante de São José e Sindicato dos Atletas, e um empate, frente ao Guarany de Bagé.
“O grupo está muito unido. Tudo que eu passo aos atletas eles estão tentando executar. É uma vibe muito legal. A diretoria nova, a gente vê o esforço deles. O futebol não tem uma receita para o sucesso, mas o que a gente tinha que fazer a gente fez. A tendência, quando acontece isso, é que o resultado seja positivo. Tenho muita confiança que faremos uma grande competição”, afirmou o técnico Jerson Testoni em entrevista coletiva nesta terça, antes da viagem.
Primeira opção para ser capitão da equipe, o volante Juliano tem presença incerta na rodada de abertura do Gauchão. O jogador sofreu lesão no tornozelo durante treinamento na semana passada, e a princípio preocupava bastante. Porém, segundo informações, participou das últimas duas atividades e será avaliado antes da partida. Ele viajou com a delegação para São Leopoldo.
Por outro lado, Henrique Ávila deve atuar sem problemas. O lateral-esquerdo já não sente o incômodo muscular que o afastou do jogo-treino diante do Sindicato. Com isso, será o titular da posição – provavelmente recolocando Gabriel Araújo no meio-campo, ao lado de Juliano (ou Ruan), Karl e Marllon.
Testoni, é claro, não antecipou os nomes nem a plataforma tática da escalação. “Cada jogo tem sua história. Sem a bola vamos tentar fazer o encaixe no adversário, mas com a bola a gente não abre mão da nossa ideia. Iniciação de trás, com jogo apoiado, mudança de corredor, passe vertical no momento certo, reação pós-perda”, disse o comandante.
Ao longo da pré-temporada, a comissão técnica trabalhou dois sistemas: o 4-4-2 com losango no meio e o 4-2-3-1, este último modelo usando os chamados extremas pelos lados de campo. A tendência é de que a primeira alternativa seja vista no Cristo Rei.
Além de ter lutado contra o rebaixamento no Gauchão em 2019, 2020 e 2021, o Xavante perdeu todos os confrontos diante do Aimoré nas últimas três edições. E a recuperação da imagem do clube dentro do cenário estadual é uma das principais preocupações do Brasil para o campeonato que começa nesta quarta.
“O objetivo é fazer uma campanha segura, certos de que estamos em um ano de reestruturação do clube e o orçamento caiu relativo ao ano passado. Sabemos que o torcedor precisa de uma resposta dentro de campo, visto que fomos rebaixados, mas o Gauchão é um campeonato difícil”, avaliou o vice de futebol Arthur Lannes ao DP.
Outro destaque da coletiva de véspera da estreia foi a informação dada por Testoni: o Brasil segue no mercado para complementar o elenco. Segundo o treinador, a lateral-direita, que só tem Marcelinho como jogador da função, e a zaga, que conta com quatro peças, podem receber reforços durante a competição caso a direção encontre boas oportunidades.
Prováveis escalações
Aimoré: Fabiano Volpi; Leandro Córdova, Jean, Natã e Lucas Sampaio; Paulinho Dias, Carlos Alberto e Marcelinho; Sassá, Luis Soares e Lucas Silva. Técnico: Rafael Lacerda.
Brasil: Marcelo; Marcelinho, Fernando, Helerson e Henrique Ávila; Juliano (ou Ruan), Karl, Gabriel Araújo e Marllon; Joanderson e Thiago Santos. Técnico: Jerson Testoni.
Horário: 21h30min desta quarta (26).
Transmissão: ge.globo.
Arbitragem: Jonathan Pinheiro.
Local: Cristo Rei.
1ª rodada
Quarta (26)
Quinta (27)