Gauchão 2022

Chegou a hora da estreia: Brasil enfrenta o Aimoré

Ainda sem a confirmação da presença do volante Juliano, Xavante faz primeira partida oficial da temporada às 21h30min desta quarta (26), em São Leopoldo

26 de Janeiro de 2022 - 09h36 Corrigir A + A -
Jerson Testoni adotou discurso otimista na coletiva da véspera da partida (Foto: Volmer Perez - GEB)

Jerson Testoni adotou discurso otimista na coletiva da véspera da partida (Foto: Volmer Perez - GEB)

Chegou a hora de dar o passo. Sair da fase de testes e enfrentar a competitividade do Gauchão. Às 21h30min desta quarta-feira (26), o Brasil estreia no campeonato estadual contra o Aimoré, no estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.

São exatos 42 dias desde 15 de dezembro, quando o elenco se apresentou, quase completo, para iniciar a preparação. O clima no Bento Freitas é positivo. A rotina de trabalhos foi traduzida em bons desempenhos e resultados nos três amistosos. Duas vitórias, diante de São José e Sindicato dos Atletas, e um empate, frente ao Guarany de Bagé.

O grupo está muito unido. Tudo que eu passo aos atletas eles estão tentando executar. É uma vibe muito legal. A diretoria nova, a gente vê o esforço deles. O futebol não tem uma receita para o sucesso, mas o que a gente tinha que fazer a gente fez. A tendência, quando acontece isso, é que o resultado seja positivo. Tenho muita confiança que faremos uma grande competição”, afirmou o técnico Jerson Testoni em entrevista coletiva nesta terça, antes da viagem.

Juliano é dúvida

Primeira opção para ser capitão da equipe, o volante Juliano tem presença incerta na rodada de abertura do Gauchão. O jogador sofreu lesão no tornozelo durante treinamento na semana passada, e a princípio preocupava bastante. Porém, segundo informações, participou das últimas duas atividades e será avaliado antes da partida. Ele viajou com a delegação para São Leopoldo.

Por outro lado, Henrique Ávila deve atuar sem problemas. O lateral-esquerdo já não sente o incômodo muscular que o afastou do jogo-treino diante do Sindicato. Com isso, será o titular da posição – provavelmente recolocando Gabriel Araújo no meio-campo, ao lado de Juliano (ou Ruan), Karl e Marllon.

Testoni, é claro, não antecipou os nomes nem a plataforma tática da escalação. “Cada jogo tem sua história. Sem a bola vamos tentar fazer o encaixe no adversário, mas com a bola a gente não abre mão da nossa ideia. Iniciação de trás, com jogo apoiado, mudança de corredor, passe vertical no momento certo, reação pós-perda”, disse o comandante.

Ao longo da pré-temporada, a comissão técnica trabalhou dois sistemas: o 4-4-2 com losango no meio e o 4-2-3-1, este último modelo usando os chamados extremas pelos lados de campo. A tendência é de que a primeira alternativa seja vista no Cristo Rei.

Para apagar as campanhas recentes

Além de ter lutado contra o rebaixamento no Gauchão em 2019, 2020 e 2021, o Xavante perdeu todos os confrontos diante do Aimoré nas últimas três edições. E a recuperação da imagem do clube dentro do cenário estadual é uma das principais preocupações do Brasil para o campeonato que começa nesta quarta.

O objetivo é fazer uma campanha segura, certos de que estamos em um ano de reestruturação do clube e o orçamento caiu relativo ao ano passado. Sabemos que o torcedor precisa de uma resposta dentro de campo, visto que fomos rebaixados, mas o Gauchão é um campeonato difícil”, avaliou o vice de futebol Arthur Lannes ao DP.

Grupo ainda não está fechado

Outro destaque da coletiva de véspera da estreia foi a informação dada por Testoni: o Brasil segue no mercado para complementar o elenco. Segundo o treinador, a lateral-direita, que só tem Marcelinho como jogador da função, e a zaga, que conta com quatro peças, podem receber reforços durante a competição caso a direção encontre boas oportunidades.

Prováveis escalações

Aimoré: Fabiano Volpi; Leandro Córdova, Jean, Natã e Lucas Sampaio; Paulinho Dias, Carlos Alberto e Marcelinho; Sassá, Luis Soares e Lucas Silva. Técnico: Rafael Lacerda.

Brasil: Marcelo; Marcelinho, Fernando, Helerson e Henrique Ávila; Juliano (ou Ruan), Karl, Gabriel Araújo e Marllon; Joanderson e Thiago Santos. Técnico: Jerson Testoni.

Horário: 21h30min desta quarta (26).

Transmissão: ge.globo.

Arbitragem: Jonathan Pinheiro.

Local: Cristo Rei.

Gauchão 2022

1ª rodada

Quarta (26)

  • 16h – Juventude x Internacional
  • 19h – Grêmio x Caxias
  • 20h – União x Novo Hamburgo
  • 21h30min – Aimoré x Brasil

Quinta (27)

  • 19h – Ypiranga x São Luiz
  • 21h30min – São José x Guarany

Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados