Pelotas receberá etapa do Circuito Sesc de Corridas em setembro
Prova está marcada para o dia 11 do próximo mês, com percursos para crianças e adultos
Atacante de 31 anos já acumula passagem pela Baixada, enquanto o meio-campista, aos 28, já foi treinado por Jerson Testoni
Por: Gustavo Pereira
gustavo.pereira@diariopopular.com.br @gustav0pereira_
Capaz de atuar pelos lados ou como referência móvel do ataque, jogador marcou dois gols em 2019 na primeira passagem pela Baixada
Volante acumula passagens longas pelo Caxias, assim como por outros clubes gaúchos e do futebol brasileiro (Foto: Divulgação - Caxias)
Prestes a completar 28 anos, zagueiro foi titular durante toda a temporada passada no Joinville (Foto: Divulgação - JEC)
Atualizada às 18h07min
Apesar de já estar acertada com diversos jogadores para a próxima temporada, a direção do Grêmio Esportivo Brasil optou por transformar um conhecido da torcida no primeiro anúncio. Na manhã desta terça (30), o Xavante confirmou o atacante Bruno Paulo, de 31 anos, como contratação para 2022. Poucas horas depois, o volante Karl, de 28 anos, também foi oficializado entre as peças do elenco para o ano que vem. E no fim da tarde, o zagueiro Fernando, de 27, completou o trio.
Capaz de jogar tanto pelos lados como na referência do ataque, Bruno Paulo chegou ao Bento Freitas em 2019. Após o início da Série B, porém, deixou o clube e se transferiu ao exterior. Foram 19 partidas vestindo a camisa rubro-negra, com dois gols marcados e uma assistência - além de uma atuação de destaque no clássico Bra-Pel, quando o Brasil superou o Pelotas por 2 a 1.
De lá para cá, entretanto, a carreira de Bruno não teve tanta sequência. O jogador esteve no Guarani-SP, no Paysandu-SP, no Rayong, da Tailândia, e no Kazma, do Kuwait. Segundo o site oGol, atuou em somente 14 partidas e fez três gols, todos pelo time sub-23 do Guarani.
Em contato com a reportagem do Diário Popular, o vice de futebol Arthur Lannes afirmou que o jogador chega inicialmente para ser opção para a referência do ataque, como um 9 móvel, e não como um extrema - função que desempenhou na maior parte das vezes em 2019. “O pessoal lembra muito do lance do Bra-Pel, mas a ideia é usar muito ele como camisa 9. Todos gostam dele, Jerson, Hélio, Cirilo. A repercussão foi boa pela qualidade já demonstrada. Quanto a campo é indiscutível”, explicou o dirigente.
Bruno está sendo considerado uma oportunidade de mercado, e retorna ao Bento Freitas com salário reduzido e contrato atrelado à produtividade.
Seguindo a linha de investir em atletas que conhecem a realidade do futebol gaúcho, Karl ainda alia essa experiência ao fato de já ter trabalhado com Jerson Testoni. Os dois se encontraram no Brusque, em 2019. Mas o volante se destacou mesmo vestindo a camisa do Caxias, em várias temporadas, inclusive a última.
Karl também passou por clubes como Tondela, de Portugal, São Luiz, São José, Aimoré e Paraná. “Foi a nossa primeira contratação, o primeiro atleta que fomos atrás. Já trabalhou com Jerson e Hélio, pisa na área, tem boa bola longa. É um cara rodado e diferenciado. Vem muito comprometido, pediu contato do preparador físico para ir desde casa se preparando para chegar em grande forma física aqui”, disse Arthur.
Primeiro nome a fechar com o Brasil, o catarinense recebeu propostas de outros times após fechar com o Xavante, mas preferiu manter o acordo, rejeitando a oportunidade de jogar a Série B do ano que vem. O vice de futebol rubro-negro ainda enfatizou que Karl fez contatos com a preparação física do clube para iniciar atividades antes da apresentação no Bento Freitas.
O último dos reforços oficializados nesta terça gera mais curiosidade por ser menos conhecido do que os outros dois. Perto de completar 28 anos, Fernando tem 1,90m e estava no Joinville, onde fez 35 partidas durante a boa campanha dos catarinenses na Série D de 2021. Titular do técnico Leandro Zago, o jogador anotou dois gols.
Fernando vem de um modelo de jogo baseado na construção com calma desde os defensores, ou seja, lidava com a exigência de ter um bom passe e calma com a bola. Antes, passou por clubes como Boa Esporte-MG, Itumbiara-GO, Moto Club-MA e Deportivo Tepic, do México.