Categorias de base

Brasileiro de Aspirantes: na estreia, Xavante perde por 6 a 1 para o Grêmio

No Bento Freitas, Rubro-Negro não teve forças para equilibrar o duelo diante do Tricolor, nesta quinta-feira

30 de Junho de 2022 - 17h20 Corrigir A + A -
Léo Ferraz marcou o gol do Brasil, no fim do primeiro tempo (Foto: Volmer Perez - GEB)

Léo Ferraz marcou o gol do Brasil, no fim do primeiro tempo (Foto: Volmer Perez - GEB)

Atualizada às 19h43min desta quinta.

A diferença entre as realidades das categorias de base de Brasil e Grêmio foi traduzida no placar. Durante a tarde desta quinta (30), pela primeira rodada da fase de grupos do Brasileirão de Aspirantes, o Xavante foi goleado por 6 a 1, no estádio Bento Freitas. O Tricolor abriu vantagem cedo e o Rubro-Negro marcou com Léo Ferraz antes do intervalo, mas o início da etapa final teve atropelo dos visitantes, que depois reduziram o ritmo.

O outro jogo da rodada da chave A é Vitória x Paraná, no domingo (3). O Brasil, que atua com a equipe sub-20, dirigida por Antonio Freitas, volta a campo na outra quinta-feira (7), às 15h, em visita ao Paraná, no estádio Durival de Brito, em Curitiba. O torneio de aspirantes, vale lembrar, permite atletas de até 23 anos, com cada time podendo inscrever outros quatro além desse limite. O Xavante usa a equipe sub-20.

O treinador, aliás, deve ser anunciado em breve como novo membro da comissão técnica fixa do elenco profissional. Caso confirmado, Freitas desempenharia a mesma função de Cirilo.

"Nossos jogadores foram muito valentes, tiveram coragem. Entregaram tudo que poderiam ter entregado nesse jogo. Se dedicaram taticamente, tentaram executar aquilo que foi pedido. Mas tínhamos um adversário que é o Grêmio, uma potência na formação de atletas, com investimento altíssimo. É o último campeão. Dentro desse contexto, é natural o resultado, se colocar tudo na balança, a estrutura, a condição. Nós ainda estamos num processo de reestruturação do clube", disse ele ao DP sobre a estreia no campeonato nacional.

Total domínio gremista

O Xavante conseguiu finalizar somente cinco vezes ao gol adversário. A partida começou com ampla superioridade do Grêmio, que abriu o placar aos oito minutos, em chute cruzado de Vini Paulista. Mais tarde, aos 28, Léo Fenga, destaque individual do jogo, acertou ótima batida de fora da área, sem chances para o goleiro Enzo, e fez 2 a 0.

As primeiras e únicas chegadas do Brasil aconteceram aos 34 e 35, quando o lateral Erick e o volante Thiago bateram por cima do gol. Ainda assim, o time rubro-negro equilibrou as ações e descontou em belo lance de Léo Ferraz, aos 42. O camisa 9 recebeu passe do zagueiro Tony Lucas, em profundidade, deu um chapéu na saída do goleiro e completou para as redes: 2 a 1.[

Só que a volta para o segundo tempo foi um choque de realidade. O Tricolor pisou no acelerador e desandou a marcar gols. Logo aos 25 segundos, Léo Fenga anotou pela segunda vez, 3 a 1. Aos quatro minutos, Thiago Rosa colocou no ângulo de Enzo e fez o quarto. Aos 13, após cobrança de falta, Gustavo Martins marcou o quinto.

Sobrou muito tempo e, apesar de o Grêmio reduzir o ritmo, controlou a partida. Ainda ampliou aos 32, em gol de Cuiabano.

Ficha técnica

Brasil (1): Enzo; Erick (Gustavo Leite), Tony Lucas, Gabriel e Derick; Herisson (Wendell), Thiago, Victor Jesus, Vinicius Jesus (Fernandinho) e Luiz Filipe (DW); Léo Ferraz. Técnico: Antônio Freitas.

Grêmio (6): Hugo; Thomas Luciano (Lucas Kawan), Gustavo Martins, Heitor (Rafa Costa) e Thiago Rosa (Cuiabano); Gazão, Ronald e Pedro Lucas (A. Robert); Léo Fenga, Vini Paulista e Kevin Quejada (Rubens). Técnico: César Lopes.

Gols: Léo Ferraz, aos 42’ 1T (B); Vini Paulista, aos 8’ 1T; Léo Fenga, aos 28’ 1T, e aos 25seg 2T; Thiago Rosa, aos 4’ 2T; Gustavo Martins, aos 13’ 2T; e Cuaibano, aos 32’ 2T (G).

Cartões amarelos: DW (B) e Gustavo Martins (G).

Arbitragem: Jonathan Vivian.

Local: Bento Freitas.

PLACAR

1ª rodada – Brasileirão de Aspirantes

Quinta (30)

Grupo A

  • Brasil 1 x 6 Grêmio

Grupo B

  • Ponte Preta 1 x 0 Juventude

Grupo C

  • Náutico 0 x 2 Fluminense
  • Botafogo 4 x 2 Sport

Grupo D

  • Paysandu 0 x 1 Fortaleza
  • CSA 0 x 1 Cuiabá

Sábado (2)

  • 15h - Vila Nova x RB Bragantino (grupo B)

Domingo (3)

  • 15h – Vitória x Paraná (grupo A)

Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados