Lembrança

Brasil recebe da FGF título honorífico referente ao Gauchão de 1918

Naquele ano, epidemia de gripe espanhola paralisou a competição

25 de Novembro de 2021 - 20h21 Corrigir A + A -
Rubro-Negro receberá um exemplar da taça (Foto: Divulgação - FGF)

Rubro-Negro receberá um exemplar da taça (Foto: Divulgação - FGF)

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) anunciou nesta quinta-feira (25) a concessão do título honorífico referente ao Campeonato Gaúcho de 1918 ao Brasil - além de Cruzeiro e 14 de Julho.

Naquele ano, seria realizado o primeiro Campeonato Gaúcho. O Xavante, ao lado dos outros dois, disputaria o triangular final depois de ser o vencedor de uma fase regionalizada. No entanto, uma epidemia de gripe espanhola atingiu o Estado do Rio Grande do Sul e levou ao cancelamento da competição.

A decisão de conferir essa homenagem aos clubes se deu após reunião da diretoria da FGF, que deliberou a respeito de um pedido feito pelos clubes.

"É um reconhecimento ao que esses clubes passaram. Vivemos algo semelhante com a pandemia de Covid-19 e agora podemos entender melhor essas dificuldades", destaca o presidente da FGF, Luciano Hocsman.

O troféu traz o desenho do escudo da entidade à época, quando ainda se chamava Federação Rio-Grandense de Desportos. Em 1919, depois do fim da epidemia, foi possível realizar a primeira edição do Campeonato Gaúcho, que acabou conquistada pelo Brasil-Pel.

O título honorífico se trata de uma homenagem aos clubes e não se aplica aos mesmos o título oficial de campeão estadual daquele ano.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados