Dóris e Arthur

Atletas de Pelotas conquistam ouro em Paralimpíadas Escolares

Prefeitura apoiou a participação dos paratletas em evento nacional que ocorreu em São Paulo

30 de Novembro de 2021 - 17h15 Corrigir A + A -
Dóris e Arthur disputaram provas, respectivamente, de atletismo e natação (Foto: Divulgação)

Dóris e Arthur disputaram provas, respectivamente, de atletismo e natação (Foto: Divulgação)

Os dois estudantes de Pelotas que participam da 14° edição das Paralimpíadas Escolares 2021, em São Paulo, conquistaram medalhas de ouro, ficando em primeiro lugar em provas de atletismo e natação. Considerado o maior evento esportivo do mundo, para jovens com deficiência em idade escolar, este ano contou com a participação de 900 paratletas de todas as regiões do país.

Os campeões pelotenses foram acompanhados por técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), que também atuaram como membros do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e na Seleção Gaúcha de Atletismo Paralímpico.

A aluna do Colégio Pelotense e da Escola Louis Braille, Doris Santana de Andrade, 14 anos, conquistou o ouro na prova dos mil metros rasos e bronze na dos 75 metros rasos da modalidade de Paratletismo. A jovem é paratleta da classe deficiente visual total e já havia ganhado título nas paralimpíadas escolares de 2019 na prova de 800 metros rasos.

O outro campeão é Arthur Franco Campos, de 17 anos, aluno do Colégio São José, que conquistou ouro nos 100 metros peito de Paranatação, e bronze nos 400 metros livre da mesma modalidade. Arthur é paratleta da classe amputado (membros inferiores). O jovem é o primeiro atleta deficiente físico a representar o Município em eventos paralímpicos.

Participaram do evento os coordenadores do projeto de Paradesporto de Pelotas, Kátia Berni, que atuou também como classificadora funcional do CPB, e Huibner Machado da Silva, integrando a comissão técnica da Seleção Gaúcha de Atletismo Paralímpico. O professor de Educação Física do Colégio Municipal Pelotense, Ingo Stumm Júnior, acompanhou os estudantes pelotenses nas competições.

Live

Nesta semana, o programa de entrevistas ao vivo - Sentindo o Paradesporto -, apresentado pelos professores Kátia e Huibner, receberá os jovens medalhistas. O tema será a experiência na participação do evento nacional, como a preparação dos atletas, os bastidores e a emoção da conquista dos títulos. O programa será apresentado na sexta-feira (3), às 19h no facebook.com/desportopelotas.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados