Gauchão 2020

Ansiedade e otimismo

Pela primeira rodada do Campeonato Gaúcho, Brasil visita o Aimoré no primeiro jogo de Gustavo Papa como técnico efetivo do clube

23 de Janeiro de 2020 - 10h22 Corrigir A + A -

Por: Henrique Risse
esporte@diariopopular.com.br 

Papa promete um time intenso no Gauchão. (Foto: Carlos Insaurriaga/GEB)

Papa promete um time intenso no Gauchão. (Foto: Carlos Insaurriaga/GEB)

É dia de estreia. A partir das 16h desta quinta-feira (23), o Brasil enfrenta o Aimoré, em São Leopoldo, pela primeira rodada do Campeonato Gaúcho 2020. Mas partida no estádio Cristo Rei não marca apenas o primeiro compromisso do clube na temporada. Esta será a primeira partida do técnico Gustavo Papa como treinador efetivo do Xavante. Após 28 dias de pré-temporada - a mais curta entre os times do interior - ele tenta controlar a ansiedade do grupo, e a própria, para fazer um bom duelo com o Índio Capilé.

"Eu sou um otimista por natureza. Eu acredito muito no trabalho, acredito muito no meu potencial, estou muito feliz no cargo que eu exerço hoje no Brasil. Sei da responsabilidade que é ser treinador do Grêmio Esportivo Brasil, mas estou muito preparado. Fizemos uma grande pré-temporada, estou muito feliz com o desempenho dos atletas, a entrega, a dedicação deles nos treinamentos. Isso dá uma confiança a mais no trabalho da gente. É claro que ansiedade sempre tem, ansiedade como atleta, como auxiliar, como treinador é praticamente a mesma. Mas quando o juiz apita, a ansiedade passa e vamos com tudo para fazer uma grande estreia", analisou Papa, em entrevista coletiva concedida na manhã de quarta-feira (22), na sala de imprensa do estádio Bento Freitas.

Gustavo Papa promete uma equipe dentro dos conceitos trabalhados durante a pré-temporada, e um dos pilares deste novo time do Brasil será a intensidade. O treinador deixou claro que quer ver o time marcando em cima, mas com responsabilidade. Fatores como o gramado pesado, o calor e a pré-temporada mais curta vão exigir cuidados extras do lado rubro-negro na partida.

"Gostei bastante dos nossos amistosos, a equipe mostrou evolução dentro daquilo que a gente vem pedindo. Vamos ver uma equipe bem determinada, organizada, com uma intensidade alta. Mas temos que ser inteligentes com a forma que vamos enfrentar o Aimoré. São 90 minutos em um gramado pesado, um jogo as quatro horas da tarde, então temos que ter algumas precauções. Eu gosto de muita intensidade dentro de campo, pressão a todo momento no homem da bola, mas vamos ser um pouco mais inteligentes, muito por essa questão física e a pré-temporada que teve poucos dias de trabalho", explicou.

Gustavo Papa não revelou a equipe que irá iniciar a partida, mas indicou o aproveitamento da base do jogo-treino diante do São José, na Baixada. As dúvidas estariam na lateral esquerda, onde Bruno Santos pode aparecer no lugar de Mateus Mendes, e no comando do ataque, com Eliel Cruz assumindo o posto que foi de Wesley contra o Zequinha.

Bento Freitas liberado
O Corpo de Bombeiros realizou nova vistoria na tarde desta quarta-feira e liberou o estádio Bento Freitas para receber jogos em 2020. Com isso, a partida entre Brasil e Grêmio, no domingo, será realizada na Baixada. O duelo será o primeiro do Xavante como mandante na temporada.

Ficha técnica:
Aimoré - Luís Cetin; Bruno Ferreira, Pablo, Wagner Freitas e Márcio Goiano; Felipe Guedes, Wagner e Germano; Eder, Alan Calbergue e Matheus Rodrigues. Técnico: P.C. de Oliveira.
Brasil - Rafael Martins; Ednei, Lázaro, Heverton e Mateus Mendes (Bruno Santos); Leandro Leite, Wellington Simião, João Henrique, Nathan Cachorrão e Gabriel Poveda; Wesley (Eliel Cruz). Técnico: Gustavo Papa
Árbitro: Anderson Farias.
Horário: às 16h.
Local: estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados