Copa do Brasil

Análise do Gama mostra ataque afinado

Adversário do Xavante amanhã pela Copa do Brasil está 100% no Candangão marcando 19 gols e sofrendo três em quatro partidas

11 de Fevereiro de 2020 - 15h40 Corrigir A + A -

Por: Vinícius Guerreiro
vinicius.guerreiro@diariopopular.com.br

Vilson escala a equipe no 4-3-3 com bastante mobilidade na frente

Vilson escala a equipe no 4-3-3 com bastante mobilidade na frente

Contra o Taguatinga, Gama levou um dos gols devido a lentidão na transição defensiva

Contra o Taguatinga, Gama levou um dos gols devido a lentidão na transição defensiva

Quando o adversário sai da pressão inicial, time do DF fica exposto e deixa espaços pelo lados

Quando o adversário sai da pressão inicial, time do DF fica exposto e deixa espaços pelo lados

As boas chegadas ofensivas dos volantes são as movimentações mais fortes do Gama

As boas chegadas ofensivas dos volantes são as movimentações mais fortes do Gama

Os torcedores rubro-negros que olham os números do Gama na temporada podem ficar assustados em um primeiro momento. Afinal, o adversário do Xavante amanhã pela primeira fase da Copa do Brasil é o atual líder do Candangão com 100% de aproveitamento. Além disso, tem um ataque que marcou 19 vezes e uma defesa que sofreu apenas três gols em quatro partidas. Números excelentes, é verdade. Por isso, o Diário Popular fez uma análise para descobrir se o Verdão é tudo isso mesmo.

Exigência
Antes de entrar na parte tática é preciso fazer uma observação. O nível dos quatro adversários do Gama no Candangão é baixíssimo. São equipes técnica e fisicamente inferiores aos times do Gauchão. Além disso, a diferença de investimento do Periquito para as outras equipes é ampla. Tanto que o próprio Gama é favorável à diminuição de equipes no Candangão para aumentar o nível técnico.

Modelo
A equipe do técnico Vilson Taddei joga no 4-3-3 com bastante mobilidade graças às movimentações de Esquerdinha, Luquinhas e Jefferson Maranhão. Cada um com características distintas. O primeiro é o típico organizador. Canhoto, o camisa 10 busca fazer a bola girar e chegar ao ataque. Quando Tarta, volante, recua para fazer a saída de três, é ele quem busca a bola próximo ao círculo central. Já Luquinhas é o velocista. Joga aberto pela esquerda, é o jogador mais acionado, já que o Gama ataca em transições rápidas. Pelo lado direito do ataque, Maranhão é o ponta-organizador. Cai bastante do lado para o centro e aparece para dar apoio na construção. Tem boa chegada em diagonal. Na frente fica o experiente Nunes. O centroavante é o atleta a disputar a primeira bola e receber os cruzamentos constantes dos companheiros.

O ponto mais forte da equipe do DF é a chegada dos volantes. Tarta, o camisa 8, é um volante construtor. Com bom passe curto, é o responsável pela saída, mas possui força para chegar na frente. Além disso, é o homem da bola parada. Balotelli é um jogador de mais força e velocidade. Também tem capacidade para atacar. Canhoto, possui o passe vertical.

Outra característica importante do Gama é a marcação média e alta. O time faz boa pressão no campo ofensivo devido à velocidade dos pontas, Esquerdinha e também dos dois volantes. A equipe dificulta bastante a saída de jogo do adversário forçando o chutão.

Defesa
O movimento de pressão alta também se torna o ponto vulnerável da equipe. Quando é quebrada, os atacantes recompõem de maneira lenta e a defesa fica exposta. Os laterais atacam bastante e muitas vezes ao mesmo tempo. Um dos gols que sofreram contra o Taguatinga surgiu em erro na transição defensiva. A bola aérea defensiva também apresentou falhas. O Gama marca praticamente em zona. Levou gol do Taguatinga e do Sobradinho pelo alto.

Time
Para o confronto de amanhã contra o Xavante, as duas laterais são as únicas dúvidas do técnico Vilson. Gabriel e Peu, os titulares no começo do ano, estiveram lesionados. O segundo voltou na última partida, mas saiu no banco de reservas. O primeiro foi poupado, mas deve estar em campo.

Brasil
O Xavante chegou nesta segunda (10) em Brasília. Um atraso no voo impossibilitou que a equipe treinasse ainda na segunda-feira. Nesta terça, Papa fará o último treino antes da partida.

 

 

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados