SiSU

Com vagas disponíveis, UFPel espera por alunos

A intenção é preencher as mais de duas mil vagas ainda disponíveis para os 75 cursos de graduação

01 de Fevereiro de 2013 - 23h00 Corrigir A + A -
Segunda chamada para o ingresso pelo SiSU continua até a próxima terça-feira

Segunda chamada para o ingresso pelo SiSU continua até a próxima terça-feira

Assim como na primeira chamada, a expectativa sobre a demanda dos estudantes para a segunda etapa do processo seletivo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) era alta por parte da Diretoria de Registros Acadêmicos (DRA). Mas até esta sexta-feira (1) o resultado ficou aquém do esperado. “Tínhamos a expectativa já que as vagas existem e a busca por informações foi grande”, diz a diretora de Registros Acadêmicos (DRA), Ediane Acunha.

O primeiro dia transcorreu com normalidade desde as 8h30min. Na parte da manhã o curso mais procurado foi o de Agronomia. Durante a tarde, Medicina Veterinária. Os números desta segunda etapa ainda não estão fechados, já que o processo vai até terça na rua Alberto Rosa, 580, antiga AABB. Mas na primeira chamada do processo seletivo o registro também foi baixo. Das 3.346 vagas ofertadas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), apenas 848 - cerca de 25% - foram preenchidas.

A intenção é preencher as mais de duas mil vagas ainda disponíveis para os 75 cursos de graduação. Alguns cursos da Música, como Ciências Musicais, Canto e Piano - que ao total oferecem 24 vagas - não tiveram procura. O fato de os candidatos optarem por cursos mais próximos de suas residências é uma hipótese apontada pela coordenadora como justificativa para a baixa procura. Para preencher as vagas, após esta segunda etapa ocorre a chamada oral. Depois disso, elas serão destinadas aos alunos em três modalidades: reopção, reingresso e transferência.

Cotistas
O SiSU utilizou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para estabelecer a reserva de vagas étnico-raciais. Segundo o IBGE, o percentual de 16,8% do total da população gaúcha se autodeclara pretos, pardos e indígenas.

O jaguarense Denis Neves, de 22 anos, fez a matrícula para o curso de processos gerenciais. Cotista por afrodescendência, trabalha em uma empresa de desenvolvimento de sistemas. “Tem gente que acha que a cota é racista, mas eu sou a favor”, disse. O curso de Denis ocorre no turno da noite, por isso, ele precisará percorrer o trajeto de 148 quilômetros até Pelotas diariamente. “As cotas ajudam muitas pessoas que - como eu - não teriam condições de cursar uma universidade. O problema são os folgados que não precisam e se inscrevem para não ter que estudar”, explicou.

A proposta aprovada pela UFPel prevê ainda que 40% das vagas sejam reservadas para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas, sendo metade destas vagas para estudantes com renda familiar menor ou igual a 1,5 salário mínimo per capita e outra metade para estudantes com renda superior.

Cotista por renda, Ana Paula Gomes torna real o sonho de entrar para o curso de Agronomia. “Estou realizada, estudei o máximo possível.” Natural de Rio Grande, onde mora na casa de uma tia, ela vai tentar contar com boa vontade para conseguir moradia. “Ainda não sei se a Universidade vai me ajudar, então vou ver se consigo morar de favor em algum lugar.”

De acordo com a diretora do DRA, Ediane Acunha, nesta segunda etapa os cotistas estão mais presentes do que a ampla concorrência. “O grande problema é a evasão dos cotistas, mas se a universidade possui política para manter, eles acabam como alguns dos melhores de suas turmas”, disse.

Matrículas
Os selecionados devem entregar a documentação necessária na rua Alberto Rosa, 580, nos horários entre 8h30min e 12h e à tarde, entre 13h30min e 17h. O ideal é que cheguem após as 9h e após as 14h, para que a formação de filas seja evitada. Somente o candidato tem permissão para entrar no prédio. Os candidatos deverão preencher a ficha de cadastro disponível no link e entregá-la impressa e assinada com o restante dos documentos. O edital pode ser conferido
neste link.

Os candidatos não selecionados podem integrar a lista de espera, que funcionará apenas para a primeira opção de curso. O prazo de adesão para a lista vai até o dia 8 de fevereiro e as convocações estão previstas para o dia 18 de fevereiro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3921-1227.

O SiSU ofereceu 129,3 mil vagas em 3,7 mil cursos na primeira edição deste ano, 18% a mais em comparação com o mesmo período em 2012. Ao todo, 101 instituições públicas aderiram ao sistema para a seleção de estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Programação da segunda etapa das matrículas na UFPel do SiSU/Enem 2013

Segunda-feira
Das 8h30min às 12h

Engenharia Industrial Madeireira

Engenharia Agrícola

Engenharia Sanitária e Ambiental

Engenharia Civil

Engenharia de Controle e Automação

Engenharia Eletrônica

Engenharia de Produção

Engenharia Hídrica

Engenharia de Materiais

Engenharia de Petróleo

Engenharia Geológica

Engenharia da Computação

Ciência da Computação

Geoprocessamento

Biotecnologia

Das 13h30min às 17h
Meteorologia

Química (licenciatura)

Química (bacharelado)

Química de Alimentos

Arquitetura e Urbanismo

Ciências Sociais (bacharelado)

Ciências Sociais (licenciatura)

Filosofia (licenciatura)

Filosofia (bacharelado)

História (licenciatura)

História (bacharelado)

Pedagogia (diurno)

Geografia (licenciatura)

Terça-feira
Das 8h30min às 12h

Jornalismo

Letras - Português

Letras - Português e Alemão

Letras - Português e Espanhol

Letras - Português e Francês

Letras - Português e Inglês

Letras-Redação e Revisão de Textos (Bacharelado)

Letras-Tradução Espanhol/Português (Bacharelado)

Letras-Tradução Inglês/Português (Bacharelado)

Artes Visuais (Bacharelado)

Artes Visuais (Licenciatura)

Cinema de Animação

Cinema e Audiovisual

Design Gráfico

Música (licenciatura)

Dança

Das 13h30min às 17h
Teatro

Direito

Medicina

Odontologia

Nutrição

Música - Canto (Bacharelado)

Música - Ciências Musicais (Bacharelado)

Música - Composição (Bacharelado)

Música - Flauta Transversal (Bacharelado)

Música - Piano (Bacharelado)

Música - Violão (Bacharelado)

Música - Violino (Bacharelado)


Comentários

  • Vinícius Silva - 18/02/2013
  • Rafael - 03/02/2013

Diário Popular - Todos os direitos reservados