Venda

Sulgás divulga relação dos selecionados para a terceira etapa da chamada pública do gás natural

A próxima etapa é de negociação, que será realizada pelas concessionárias de forma individual com os respectivos selecionados

12 de Agosto de 2019 - 16h20 Corrigir A + A -
Os contratos são individuais e baseados nas necessidades de cada mercado.

Os contratos são individuais e baseados nas necessidades de cada mercado.

A Sulgás e mais quatro concessionárias atendidas pelo gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), que atuam na regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, concluíram a segunda etapa da Chamada Pública para aquisição de gás natural (GN).

Nesta etapa, as distribuidoras realizaram análises comparativas das propostas recebidas, considerando critérios quantitativos e qualitativos que resultaram na definição dos ofertantes selecionados para seguir para a terceira etapa. 

A próxima etapa é de negociação, que será realizada pelas concessionárias de forma individual com os respectivos selecionados. Embora a chamada seja coordenada, os contratos são individuais e baseados nas necessidades de cada mercado. 

Esse é um importante marco na indústria do GN do Brasil por promover oportunidade para a entrada de novos players no setor. As concessionárias que capitanearam o processo, que teve início em 10 de agosto de 2018 com a publicação do edital de chamamento, já o consideram um grande sucesso.

Acesse aqui a relação dos selecionados para a 3ª etapa do edital nº 001/2018. 

Chamada Pública
Composta pelas empresas Compagas (Companhia Paranaense de Gás), GasBrasiliano (Gas Brasiliano Distribuidora), MSGÁS (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul), SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina) e Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul), a Chamada Pública Coordenada, com volume total de aquisição de aproximadamente 10 milhões de m3/dia, visa encontrar novos agentes interessados na oferta do gás natural que atendam as expectativas do mercado.

Com o início do suprimento previsto para o ano de 2020, a iniciativa foi tomada após a elaboração de estudos específicos que indicaram a oportunidade de formatação conjunta de um edital. Juntas, as cinco distribuidoras atendem mais de 134 mil consumidores de GN e tem mais de 4,4 mil quilômetros de redes de distribuição em 161 municípios. Na primeira etapa da chamada pública, foram recebidas 51 propostas de 15 empresas.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados