Dicas

Seis mitos e verdades sobre empréstimos online

Empréstimo pessoal é alternativa para botar as contas em dia, mas dúvidas sobre esse tipo de serviço pairam sobre a população

21 de Junho de 2022 - 14h14 Corrigir A + A -

Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br 

Alguns cuidados são necessários para que os valores cheguem da melhor forma (Foto: Divulgação - DP)

Alguns cuidados são necessários para que os valores cheguem da melhor forma (Foto: Divulgação - DP)

O empréstimo pessoal é alternativa para muitos que precisam quitar dívidas, realizar sonhos, abrir o próprio negócio ou resolver uma emergência na família. Mas o tema é cercado de mitos, ainda mais quando é empréstimo online. Com o avanço tecnológico, as instituições financeiras oferecem a contratação de crédito mais simplificada e acessível por aplicativos e sites. Se isso trouxe agilidade e facilidade, pode causar insegurança no consumidor.

Apesar de muitos usuários solicitarem empréstimos online, as dúvidas sobre esse tipo de serviço podem fazer quem precisa do crédito perder boas oportunidades. Para ajudar a desmistificar o assunto, a executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal, Thaíne Clemente, elenca mitos e verdades sobre a modalidade. Confira:

1 - É possível se proteger de fraudes? Verdade. Para isso, devemos usar sites confiáveis na hora de simular o empréstimo e ficar atentos a detalhes que podem ser sinal de falta de segurança em páginas na internet. Por exemplo, no início do endereço eletrônico, as letras utilizadas devem ser “https” e não apenas “http” - a letra “s” indica justamente a presença de protocolos adicionais de segurança. Também é válido conferir a presença do símbolo de um cadeado junto ao endereço. Se estiver fechado, o site é de confiança, com dados criptografados.
2 - Empréstimo pessoal depende de análise de crédito? Verdade. Normalmente, todas as operações financeiras passam por uma análise de crédito prévia. É comum, antes de liberar o empréstimo, que a instituição consulte órgãos de proteção ao crédito para confirmar dados do interessado e assim ter mais segurança para liberar os valores.
3 - Negativados podem conseguir empréstimo online? Verdade. Alguns bancos e correspondentes bancários conseguem fazer análise mais apurada do histórico e da condição financeira de quem solicita o empréstimo. Não é porque a pessoa está negativada que ela não pode arcar com uma parcela. Análise mais apurada torna o crédito mais acessível, inclusive a negativados.
4 - Tem que fazer um depósito adiantado antes de receber o empréstimo? Mito. As fintechs que prestam serviço realmente seguro e confiável não utilizam esse recurso e não fazem esse tipo de solicitação ao cliente. Se a empresa pressiona muito e exige rapidez no fechamento do contrato, pode ser um sinal de golpe. Contratos de empréstimos têm de ser muito analisados e decididos com calma. O cliente tem direito de receber o documento para avaliar as condições antes de tomar a decisão e não precisa fazer depósito prévio para ter acesso ao crédito.
5 - Empréstimo online demora mais para ser aprovado? Mito. Como todo o procedimento é online, sem necessidade de ir presencialmente em uma unidade de atendimento, é até mais comum que tudo ocorra mais rápido: do cadastro e da análise de crédito até a aprovação e a liberação em conta do valor solicitado.
6 - A taxa de juros do contrato aumenta ao longo dos meses? Mito. Assim como a parcela descontada todo mês é fixa, as taxas de juros do empréstimo também são. Os juros estão disponíveis na própria simulação e terão a mesma taxa aplicada no fechamento do contrato e em todo o prazo de pagamento. Desse modo, o cliente fica tranquilo, sabendo quanto pagará todo mês.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados