Emprego

Reposições de vagas são maioria entre pequenos

Estabelecimentos menores, principalmente do comércio, oferecem mais vagas para a substituição de funcionários

20 de Outubro de 2020 - 09h27 Corrigir A + A -

Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br 

Atendimento na Agência do Sine em Pelotas para as vagas 
de emprego ocorre das 8h às 10h (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Atendimento na Agência do Sine em Pelotas para as vagas de emprego ocorre das 8h às 10h (Foto: Carlos Queiroz - DP)

A grande procura pelas empresas para a oferta de vagas no mercado do trabalho tem sido espontânea. Segundo a atendente da Agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Pelotas, Valquíria Ortiz, a maioria são pequenos estabelecimentos, principalmente do comércio, que oferecem uma ou duas vagas para a substituição de funcionários, especialmente vendedores.

Mas existem algumas exceções, explica Valquíria, citando como exemplo as vagas para motoristas carreteiros. Apenas uma empresa solicitou a intermediação do Sine, com a oferta de dez colocações para empregos na direção de carretas. Outras oportunidades estão começando a surgir nas indústrias de conservas para o trabalho na safra do pêssego, que começa a ser colhida. Já foram pedidos entre 100 e 120 safristas para uma única indústria, conta a atendente.

Outro ramo de negócios que também movimenta a oferta de vagas na Agência local do Sine é o dos supermercados. Os supermercados buscam igualmente a reposição de funcionários, em razão da Covid-19 - alguns precisaram ficar em casa, mas houve a necessidade de aumentar o número deles nas lojas para os cuidados necessários no combate à pandemia.

Também houve a oferta de vagas por parte de uma empresa de bebidas, que procurava 20 entregadores - os ajudentes de motoristas, segundo a atendente, para a função de repartir as mercadorias dos caminhões nas cidades da região.

Hoje, a atualização das vagas é diária, explica Valquíria, e extensiva a toda a região, que pode acompahar a disponibilidade de empregos pelo Facebook do Sine e também pela publicação em coluna no Diário Popular.

Funcionamento

A Agência do Sine funciona em Pelotas na esquina das ruas Lobo da Costa e General Osório, de segunda a sexta-feirs, das 8h às 14h.

São distribuidas 30 vagas às 8h, para o atendimento presencial na busca de emprego das 8h às 10h.

O restante do expediente é destinado aos encaminhamentos do seguro-desemprego, informa Valquíria.

Outra alternativa para a busca de emprego é o aplicativo Sine Fácil, que precisa, no entanto, de muita atenção para o preenchimento correto de dados, principalmente dos pré-requisitos exigidos pela empresa contratante - entre eles, o da experiência anterior, alerta a atendente.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados