On-line

Pandemia causa impacto negativo menor em startup

Empresas com base tecnológica sentiram menos os reflexos da crise sanitária mundial

26 de Junho de 2020 - 12h41 Corrigir A + A -

Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br 

Startup de base tecnológica foi criada em Pelotas para 
agendamento de consultas médicas (Foto: Paulo Rossi - Infocenter - DP)

Startup de base tecnológica foi criada em Pelotas para agendamento de consultas médicas (Foto: Paulo Rossi - Infocenter - DP)

Os efeitos da pandemia da Covid-19 tiveram reflexos em todos os segmentos, mas as pequenas empresas foram as mais prejudicadas, segundo levantamento da fintech BizCapital. Empresas de turismo, transporte e restaurantes foram as que mais demitiram funcionários. Por outro lado, a mesma pesquisa apontou um impacto menor nas startups.

De acordo com a fintech, 51,7% das startups pequenas sentiram o impacto negativo, um dado quase 40% menor em comparação com empresas sem base tecnológica. Além disso, 15,5% delas tiveram um impacto positivo, pois aumentou a demanda de muitos serviços aos quais estão relacionadas, e também já retomaram os negócios.

Além da tecnologia, um dos fatores que colaborou para isso foi o modelo de adaptação rápida das startups, como é o caso da health tech Fácil Consulta, instalada no Pelotas Parque Tecnológico, que oferece a marcação de consultas médicas particulares com valores acessíveis através da internet.

Apesar de ter sofrido os impactos da pandemia no mês de março, quando houve uma quebra de 40% nas consultas agendadas, a retomada já foi iniciada em maio, com registro superior a 1,7 mil marcações no site.

A empresa também se adaptou às novas demandas, criando um serviço gratuito de teleorientação sobre a Covid-19 e aconselhamento psicológico, atendendo a mais de 200 pessoas desde o final de março.

Uma plataforma para a telemedicina também foi implantada, abrindo um novo canal para pacientes e profissionais da saúde seguirem os atendimentos de forma segura.

A startup, com sede em Pelotas, atua em todos os estados do Sul do país, com 450 profissionais cadastrados e mais de 19 mil consultas realizadas desde a sua criação, em 2017.

A Fácil Consulta foi desenvolvido para revolucionar, ampliar e facilitar o acesso à saúde pelos brasileiros, contando com plataforma online que lista horários disponíveis em consultórios de dezenas de especialidades médicas. Depois de instalar o app ou acessar o site, basta que o paciente busque o profissional, utilizando alguns filtros. Em poucos passos, a consulta estará agendada. Um dos grandes diferenciais da consulta marcada pelo Fácil Consulta é o valor muito mais acessível que o de um atendimento particular.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados