Alerta

Nove dicas para fugir de fraudes e comprar bem

A expectativa para a data - dia 27 - é de aumento nas vendas, principalmente no e-commerce

20 de Novembro de 2020 - 14h00 Corrigir A + A -

Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br 

Data. Em 2020, a promoção cairá no dia 27, mas muitas lojas antecipam ou estendem as ofertas ao final de semana (Foto: Jô Folha - DP)

Data. Em 2020, a promoção cairá no dia 27, mas muitas lojas antecipam ou estendem as ofertas ao final de semana (Foto: Jô Folha - DP)

Daqui a uma semana, exatamente, ocorre a edição de 2020 da Black Friday, um dos principais eventos do varejo e do comércio eletrônico no Brasil, que segue nos últimos anos a tradição norte-americana. A expectativa para a data - dia 27 - é de aumento nas vendas, principalmente no e-commerce. No varejo físico, as lojas buscam chamar a atenção dos clientes, com uma decoração especial.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa para a Black Friday 2020 é de crescimento de 77% nas vendas em relação a 2019, atingindo a marca de R$ 6,9 bilhões. A previsão considera o período estendido da promoção anual até a segunda-feira, já como pós-Black Friday.

Para deixar os consumidores longe das fraudes, que se tornam bastante comuns nesta época, e fazer que aproveitem o período de compras com maior tranquilidade, Willians Marques, fundador da Tray, plataforma de e-commerce líder nacional, separou algumas dicas.

Confira:

Busque lojas e ofertas reais - Para garantir não só a melhor oferta, mas também uma promoção real, é essencial buscar por lojas com um bom histórico no setor.

Fuja de sites fraudulentos - E-commerces idôneos possuem os certificados de segurança que aparecem em forma de cadeado na barra de endereço ou no canto inferior do navegador.

Atenção ao prazo de entrega - Durante a data, uma das variáveis entre as lojas costuma ser o prazo de entrega. Não se esqueça de conferir se o que deseja comprar chegará em tempo.

Organização na hora de comprar - Prepare uma lista com o que realmente gostaria de comprar, fique de olho se os preços baixaram de fato e não se esqueça de conferir o valor do frete.

Faça as ofertas virem até você - Com as tecnologias disponíveis atualmente, os melhores sites conseguem enviar por e-mail ofertas personalizadas de acordo com seu perfil.

Ative as notificações dos aplicativos - Não esqueça de baixar o app das lojas onde está acostumado a comprar. Muitas ofertas são exclusivas ou antecipadas para quem já é cliente.

Cuidado com e-mails falsos - Passe sempre o mouse sobre os links antes de clicar. Fuja dos endereços muito diferentes da loja, de erros de ortografia e remetente desconhecido.

A compra só acaba quando o produto chega - Comprou o que queria? Agora é hora de ficar de olho nos prazos de entrega informados pela loja online e nos e-mails enviados por ela.

Saiba seus direitos - Para toda compra online, você tem o direito de arrependimento e devolução do produto em até sete dias corridos ou o direito a troca em até 30 dias.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados