Literatura

Mercado de criptomoedas sob olhar de especialista

Pelotense Fábio Barbosa lança nesta quarta-feira o livro Criptomoedas - Bitcoin, Ethereum e Altcoins - Mais que um mercado promissor

19 de Junho de 2022 - 11h12 Corrigir A + A -

Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br 

Escritor Fábio Barbosa lança sua obra na Vanguarda de Pelotas e de Rio Grande ainda neste mês (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Escritor Fábio Barbosa lança sua obra na Vanguarda de Pelotas e de Rio Grande ainda neste mês (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Pelotense, mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fábio Barbosa lança às 19h de quarta-feira o livro Criptomoedas - Bitcoin, Ethereum e Altcoins - Mais que um mercado promissor, na Livraria Vanguarda do Shopping Pelotas. Sua primeira obra individual, é a sétima, considerando que foi colaborador nas anteriores. No dia 29, será a vez da Vanguarda no Partage Rio Grande.

Professor de Administração em Pernambuco e consultor do Sebrae, Barbosa conta que seu livro é resultado do interesse inicial pela Bolsa de Valores e de uma posterior experiência mal sucedida com as moedas virtuais - “uma pirâmide”, conta. Como consequência, Barbosa explica que decidiu estudar e a operar por conta própria com criptomoedas - “sem depender de ninguém”, diz.

De volta a Pelotas, entre 2018 e 2019, a pandemia da Covid-19 acabou impondo que Barbosa ficasse em casa e decidisse escrever o livro. Em seis meses, a obra estava pronta. Para muitos, o mundo das criptomoedas é algo novo, que envolve alta tecnologia e que a obra busca desmitificar, explica.

“Hoje, estou vivendo 100% de criptomoedas”, diz o escritor, que aponta esse como um mercado que tem recebido muitas adesões, tanto de investidores como de empresas. Atualmente, é um mercado seguro, que surgiu como alternativa ao sistema financeiro tradicional.

Seu livro, da Editora Dialética, de São Paulo, traz conceitos básicos e estratégias para quem quer investir tanto com segurança como especular, a partir de análise técnica, ferramentas e gestão de risco, sem deixar de lado os ciclos de mercado - de altas e baixas. Hoje, bastante complexo, seguindo o fluxo da economia, avalia. Ao final da obra, Barbosa oferece dicas de leitura e a possibilidade de interação com o leitor.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados