Jogo

Jeito para empreender estimulado desde cedo

Game Dinolândia, lançado pelo Sebrae, se volta ao público infantil de uma maneira moderna e atrativa

11 de Fevereiro de 2021 - 10h29 Corrigir A + A -

Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br 

Lançado pelo Sebrae gaúcho, game tem o objetivo de criar competências empreendedoras (Foto: Reprodução)

Lançado pelo Sebrae gaúcho, game tem o objetivo de criar competências empreendedoras (Foto: Reprodução)

A criação de um parque de dinossauros é o ponto de partida do Dinolândia, um game inédito lançado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) gaúcho para estimular competências empreendedoras do público infantil de uma maneira moderna e atrativa. Voltado para crianças de seis a dez anos, o game apresenta as fases de um negócio de uma forma lúdica e divertida, como a compra dos dinos, a alimentação dos animais, a limpeza do parque, a infraestrutura, as ações de promoção e a venda de ingressos - tudo administrado pelo usuário.

O desafio é administrar o recurso financeiro, colocar o parque em funcionamento e buscar a satisfação dos clientes sempre. Isso tudo através de novos investimentos em infraestrutura e novas atrações. A gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae gaúcho, Márcia Ferran, explica que a trilha possui 30 temporadas e cada uma delas é composta pelas quatro estações do ano. “Ao longo das 30 temporadas, será possível acompanhar a evolução da performance da criança em relação ao desenvolvimento das competências empreendedoras experimentadas no game”, diz a gestora.

As competências contempladas no game são identificação de oportunidades, criatividade, visão, autoconsciência, autoconhecimento e eficácia, motivação e perseverança, mobilização de recursos, conhecimentos básicos sobre finanças, tomada de iniciativas, planejamento e gerenciamento, lidar com a incerteza, ambiguidade e risco e aprender com a experiência.

A iniciativa faz parte da atuação do Sebrae em Educação Empreendedora, levando o empreendedorismo da educação básica ao Ensino Superior. “O Sebrae entende o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo, desenvolver competências empreendedoras oportuniza um maior protagonismo na vida, abrir um negócio é só mais um caminho que pode ser seguido, mas a criança ou jovem podem ser empreendedores da sua própria história”, enfatiza Márcia.

Saiba mais:

O game foi desenvolvido por uma microempresa de Passo Fundo, a Southbox Studio.

Ele é compatível com celular e tablet.

Totalmente gratuito, pode ser acessado na Play Store Brasil e Apple Store Brasil, pelos links da Apple e da Play Store/Google.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados