Progresso

Indústria cresce 9,8% no trimestre

Índice de Desempenho Industrial gaúcho terminou com um crescimento superior ao mesmo período do ano passado

12 de Maio de 2021 - 17h43 Corrigir A + A -

Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br 

Na comparação trimestral, somente a massa salarial real recuou  (Foto: Divulgação - DP)

Na comparação trimestral, somente a massa salarial real recuou (Foto: Divulgação - DP)

Mesmo com recuo de 0,5% em março perante fevereiro, segundo mês seguido de queda após a sequência de nove altas (39,7%) que se seguiu ao tombo de 23,9% em março e abril de 2020, o Índice de Desempenho Industrial (IDI) gaúcho terminou o primeiro trimestre em crescimento. O aumento foi de 9,8% comparado com o ano passado, segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

“A pesquisa mostra um quadro de estabilização, explicado pelas restrições impostas com o avanço da pandemia, associadas à diminuição dos estímulos e, principalmente, à escassez e o aumento dos custos dos insumos e matérias-primas”, diz o presidente Gilberto Petry.

Na comparação trimestral, somente a massa salarial real recuou (1,9%) e destacaram-se os aumentos expressivos das compras industriais (27,2%), das horas trabalhadas na produção (11,5%) e do faturamento real (9,8%). A utilização da capacidade instalada e o emprego cresceram 3,3% e 2,7%.

“As perspectivas para a indústria são de retomada com a reabertura das atividades econômicas, o menor grau de isolamento social e o aumento da demanda externa, em um cenário de baixos níveis de estoques e, espera-se, menores dificuldades na cadeia de suprimentos”, diz Petry.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados