Economia

Governo prorroga prazo de entrega de declaração

Data final para a entrega das declarações de rendimentos deste ano será 30 de junho

16 de Maio de 2020 - 14h07 Corrigir A + A -

Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br 

Data para a entrega foi prorrogada (Foto: Marcello Casal Jr. - Agência Brasil)

Data para a entrega foi prorrogada (Foto: Marcello Casal Jr. - Agência Brasil)

Números divulgados pela 10ª Região da Receita Federal do Brasil (RFB), com sede do Rio Grande do Sul, mostram que mais de um terço dos contribuintes brasileiros já entregaram suas declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2020, com os rendimentos do ano-base de 2019.

No país, mais de 12,4 milhões já foram entregues até a manhã desta sexta-feira (15), dentro de uma meta de a RFB de receber neste ano 32 milhões de declarações até o final do prazo, prorrogado deste sábado para o final do mês de junho. No Rio Grande do Sul, a proporção é semelhante: já foram entregues 834.493 declarações, dentro de uma expectativa de entrega de 2,2 milhões.

Na jurisdição da Delegacia Regional do órgão, com sede em Pelotas, ocorre o mesmo, segundo os números apurados na segunda-feira. Do total contabilizado na entrega das declarações das pessoas físicas em 2019, de 185.536, já foram recebidas 62.822 declarações - a maioria delas de Pelotas (21.212) e de Rio Grande (15.906).

O contador Carlos Eduardo Soares confirma que cerca de 30% dos seus clientes já compareceram no escritório e efetivaram as declarações. Alguns, no entanto, ainda desconheciam a prorrogação do prazo e buscavam agilizar a entrega de documentos, o que costuma ocorrer todos os anos.

Para dar melhor andamento ao seu trabalho, Soares diz que procura os clientes habituais. “Quem eu ligo e combino está vindo”, conta. A dificuldade para muitos, principalmente os mais velhos, é a retirada de documentos em órgãos públicos, já que não dominam o uso da internet. “Para esses, eu agilizo”, explica.

Soares alerta que muitos também não têm conhecimento sobre o pagamento da primeira cota do imposto devido que teve o prazo também prorrogado para 30 de junho, junto com a data final para a entrega da declaração das pessoas físicas neste ano.

Outra mudança que a RFB trouxe para a declaração de rendimentos deste ano, segundo alerta do próprio órgão, foi a retirada da exigência de informar o número constante no recibo de entrega da última declaração de ajuste anual.

As mudanças, de acordo com a divulgação da RFB, tiveram o objetivo de evitar as aglomerações de contribuintes no locais de atendimento do órgão, assim como em empresas ou instituições financeiras, de modo a contribuir com o esforço governamental de diminuir a propagação do novo Coronavírus entre a população brasileira. As orientações sobre a Declaração de 2020 estão disponíveis em receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2020.

Propriedade intelectual do Jornal Diário Popular

Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados