Atenção

Dicas para fugir de fraudes online durante a Black Friday

A tendência é que haja aumento das compras online, mas elas requerem cuidados extras

20 de Novembro de 2021 - 11h21 Corrigir A + A -

Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br 

Verificar as indicações constantes no site, como a espécie do produto, suas dimensões, cores e eventuais prazos de validade são alguns passos importantes (Foto: Divulgação - DP)

Verificar as indicações constantes no site, como a espécie do produto, suas dimensões, cores e eventuais prazos de validade são alguns passos importantes (Foto: Divulgação - DP)

Às vésperas da Black Friday, já tradicional para o mercado brasileiro, as lojas em Pelotas mostram decoração especial para a data, que acontece no próximo dia 26, a última sexta-feira do mês, e muitas antecipam as promoções, buscando conquistar os clientes. Mas quando se trata de compras online, como evitar de cair em fraudes?

A tendência é que haja aumento das compras online, mas elas requerem cuiodados extras: o consumidor precisa estar atendo a uma série de fatores, desde o endereço dos sites at[é as normas para eventuais trocas. É o que explica a pesquisadora do Centro de ecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (CTS-FGV) Direito do Rio, Beatriz Costa.

Segundo a advogada, o consumidor deve atentar que na compra online não está vendo o produto em suas mãos, mas sim comprando a partir de uma propaganda com foto. Por isso, deve verificar as indicações constantes no site, como a espécie do produto, suas dimensões, cores e eventuais prazos de validade.

Nesse aspecto, Beatriz avisa que o consumidor deve verificar se há algum problema paarente no produto ao recebê-lo. Caso isso ocorra, deve entrar em contato com o fornecedor para fazer o reparo, a substituição ou eventual cancelamento da compra.

"O Código de Defesa do Consumidor dá o prazo de 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados do recebimento. Para vícios ocultos, como algum de defeito no funcionamento, por exemplo, o prazo apenas é iniciado a partir de sua constatação", explica a especialista.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados