Compras

Dicas para aproveitar a volta dos clientes às ruas

Gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Ênio Pinto, analisa que o maior desafio para o empreendedor na venda presencial será atender às expectativas dos clientes

02 de Dezembro de 2021 - 09h22 Corrigir A + A -

Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br 

Movimento. Dezembro, o mês do Natal, atrai mais consumidores para as compras no comércio, principalmente de presentes. (Foto: Jô Folha - DP)

Movimento. Dezembro, o mês do Natal, atrai mais consumidores para as compras no comércio, principalmente de presentes. (Foto: Jô Folha - DP)

A vontade de viver novamente experiências, somada à fadiga digital e ao sentimento de autorrecompensa pelos danos trazidos pela pandemia devem contribuir para a volta dos consumidores às ruas neste Natal. Mas após quase dois anos de restrições de circulação em razão da pandemia da Covid-19, o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Ênio Pinto, analisa que o maior desafio para o empreendedor na venda presencial será atender às expectativas dos clientes.

“Vivemos agora o chamado mundo phygital, que é a fusão do mundo físico e digital e os clientes cada vez mais vão exigir uma experiência positiva, tanto no seu canal de venda digital quanto no seu canal presencial”, explica Pinto. Segundo ele, no atendimento presencial, é possível criar um ambiente mais encantador para as compras de Natal, explorando os cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato.

“A experiência natalina, por si só, é relevante e favorável para atrair os clientes no presencial. Então, é hora de aproveitar para caprichar na decoração, na organização da loja e no atendimento, sem esquecer dos protocolos de higiene, evitando aglomeração”, ressaltou. Para ajudar os donos de pequenos negócios na preparação das vendas, Pinto dá algumas dicas. Confira:

Transforme sua loja física na embaixada da sua marca - Aproveite os cinco sentidos para criar uma atmosfera positiva, que seja reflexo da sua marca. Invista na ornamentação, coloque música natalina, traga perfume ao ambiente e organize os produtos para estimular o toque. Ofereça algo para estimular o paladar do cliente, com balinhas, por exemplo.

Tenha um time que seja mais que vendedores - Dê atenção especial aos colaboradores. Você só conseguirá apresentar uma experiência positiva ao cliente se seu colaborador estiver motivado. Ofereça comissões diferenciadas e premiações, além de um bom treinamento.

Proporcione uma jornada fluida de compras ao cliente - Pense em como deixar o seu cliente mais seguro e confortável dentro da sua loja. Além de continuar atento aos protocolos de higiene, ele busca compras facilitadas e diferentes meios de pagamento.

Ofereça produtos e serviços que transmitam uma experiência positiva - Privilegie produtos de fácil manuseio, com menos manutenção ou trocas. Invista na qualidade dos seus produtos e serviços.

Integre os seus canais de venda presenciais e digitais - Esteja preparado para a gestão do seu negócio em multicanais, conhecido como omnicanalidade. Agora é comum receber um cliente na loja que já viu os produtos nas suas redes sociais.


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