IRPF

Declarações devem ser entregues até 31 de maio

De acordo com os dados da Delegacia da RFB, mais de 14,9 milhões de declarações já foram entregues no país

25 de Abril de 2021 - 08h33 Corrigir A + A -

Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br 

Quem atrasar a entrega pagará multa de 1% sobre o imposto devido ao mês. (Foto: Marcello Casal Jr - ABR)

Quem atrasar a entrega pagará multa de 1% sobre o imposto devido ao mês. (Foto: Marcello Casal Jr - ABR)

Confirmados pela Delegacia da Receita Federal do Brasil (RFB) em Pelotas o prazo final de 31 de maio para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2021, com rendimentos do ano-base de 2020, e também para pagamento da primeira quota do imposto devido. No âmbito dos 34 municípios da região, já foram entregues mais de 75,1 mil declarações, de um total projetado para 179,5 mil, com base nos números de 2020.

De acordo com os dados fornecidos pela Delegacia da RFB, mais de 14,9 milhões de declarações já foram entregues no país, dentro da expectativa de serem recebidas mais de 32,6 milhões de declarações neste ano. No estado, o total já entregue passa de um milhão, de uma soma esperada de 2,2 milhões, de acordo com a 10ª Região Fiscal da RFB - Superintendência do Rio Grande do Sul.

Das mais de 75,1 mil declarações recebidas dos contribuintes da região, 25.544 são de Pelotas, de um total esperado de mais de 62,9 mil declarações - o que representa menos da metade prevista. De Rio Grande, a proporção é semelhante: já foram recebidas 18,5 mil declarações de um total esperado de mais de 40,1 mil.

Quem atrasar a entrega pagará multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20%. Neste ano, como em 2020, não foram realizados os plantões presenciais ou telefônicos para tirar dúvidas dos contribuintes junto à Delegacia da RFB, em razão da Covid-19. A orientação é que eles busquem mais informações em Fale Conosco, na página da RFB,  a gov.br/receitafederal.

Lote residual de 2020
A RFB abriu a consulta ao lote residual de restituição do IRPF do mês de abril. O crédito bancário para 120.268 contribuintes será realizado no dia 30, totalizando mais de R$ 183 milhões.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal, ir ao menu Meu Imposto de Renda no e-CAC, e verificar se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Neste caso, o contribuinte poderá avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de uma declaração retificadora.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados