Alternativas

Costa Doce gaúcha pensa na retomada do turismo

Novos roteiros, novas formas de se aventurar começaram a ser pensados e planejados para oferecer atividades com segurança

14 de Julho de 2020 - 14h46 Corrigir A + A -

Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br 

Projeto inédito é focado na Semana Farroupilha, com a cultura e o patrimônio de cidades como Piratini (Foto: Paulo Rossi - Infocenter - DP)

Projeto inédito é focado na Semana Farroupilha, com a cultura e o patrimônio de cidades como Piratini (Foto: Paulo Rossi - Infocenter - DP)

Um dos segmentos mais impactados pelo distanciamento social imposto pela pandemia, o turismo já dá demonstrações de que está vencendo o desafio da retomada, segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) gaúcho. “Desde o dia 18 de março estamos trabalhando firmes e a cada dia mais unidos, para ofertar produtos seguros, sustentáveis, saudáveis e solidários na Costa Doce Gaúcha”, diz a gestora do Projeto Coopergov pelo Sebrae, Jussara Argoud.

Novos roteiros, novas formas de se aventurar começaram a ser pensados e planejados para oferecer atividades de turismo com segurança, cumprindo todos os protocolos de distanciamento social para preservar a saúde de visitantes e da comunidade.

“Queremos oferecer a oportunidade do contato com a nossa cultura, natureza e respeitando a limitação de público”, destaca Jussara. Para tanto, foi elaborado planejamento estratégico emergencial para retomada do turismo na região.

O trabalho foi realizado com reuniões virtuais pela governança de turismo com empreendedores e parceiros. “Mesmo à distância, não ficamos distantes, nos unimos para a construção de algo maior que é o planejamento de ações que nos ajudem a superar este momento de pandemia e logo que tudo passar, já estaremos preparados para receber os turistas que virão para esta região”, diz Jussara.

Com esta ação, nos territórios denominados Vida na Lagoa, Meu Pago, Pelotas Criativa e Costa do Mar da Costa Doce Gaúcha, o turista terá momentos inspiradores em contato com a natureza e a cultura local, completa.

Projeto para setembro

Um dos resultados desse planejamento é evento inédito para a Semana Farroupilha em setembro. A secretária de Turismo, Desporto e Cultura de Guaíba e coordenadora da Governança Regional, Cláudia Borges, conta que a ideia é realizar gravações em prédios históricos da Revolução Farroupilha para evento virtual com música, shows, gastronomia, história e turismo em projeto único. “Queremos deixar um legado pós-pandemia, tendo em vista o formato de apresentar a região”, afirma Cláudia. O projeto está em fase de aprovação e envolverá os municípios de Guaíba, Barra do Ribeiro, Cristal, São Lourenço do Sul, Rio Grande, Pelotas, Jaguarão e Piratini como cidades anfitriãs e artistas convidados das demais cidades que compõem a região.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados