Data

Carnaval é feriado ou não?

Com a folia suspensa, municípios como Pelotas, Rio Grande e São José do Norte terão comércio aberto

12 de Fevereiro de 2021 - 09h10 Corrigir A + A -

Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br 

Lojas e supermercados abrem na terça-feira, que não é um feriado federal, mas apenas de consenso popular (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Lojas e supermercados abrem na terça-feira, que não é um feriado federal, mas apenas de consenso popular (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Ao contrário do que muitos acreditam, o Carnaval não é um feriado nacional. São feriados nacionas em 2021: 1° de janeiro - Confraternização Universal; 2 de abril - Sexta-feira Santa; 21 de abril - Dia de Tiradentes; 1° de maio - Dia do Trabalho; 7 de setembro - Independência do Brasil; 12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil; 15 de novembro - Proclamação da República e 25 de dezembro - Natal.

Embora não seja um feriado criado por Lei, o Carnaval sempre foi tratado como ponto facultativo para os servidores públicos nas três esferas - federal, estadual e municipal - como data de uma festa popular, comemorada em todo o país. Em Pelotas, mesmo sem os festejos de Momo, suspensos em razão da Covid-19, foi mantido o ponto facultativo de Carnaval na esfera municipal neste ano, incluindo a segunda-feira.

Entidades como o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Pelotas e o Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) local já garantiram que lojas e supermercados podem funcionar no dia 16, Terça-Feira de Carnaval, de acordo com a orientação de cada proprietário e de rede varejista.

“Não é feriado”, lembrou o presidente do Sindigêneros, Hélio Berneira. Segundo adiantou o presidente do Sindilojas, Renzo Antonioli, médias e grandes lojas garantiram que abrirão as portas no dia 16. Com o atual movimento fraco no comércio, os lojistas não dispensam um dia de vendas.

Comércio de Rio Grande abre

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Grande e São José do Norte adianta que comerciantes da cidade marítima também abrirão as portas de seus estabelecimentos na terça-feira de Carnaval, embora seja ponto facultativo para os funcionários públicos municipais. O horário de funcionamento será mantido. A decisão é de cada lojista, diz o presidente Carlos Zanetti - o mesmo ocorrerá nos shoppings centers, com atendimento normal.

Bancos fechados

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), seguindo resolução do Banco Central do Brasil, as agências bancárias não farão atendimento externo nos dias 15 e 16 - segunda e terça-feira de Carnaval, sendo mantido o feriado bancário. Na quarta-feira, o expediente iniciará às 12h.

Veja:

Lojas, inclusive do Shoping Pelotas, e supermercados abrem segunda e terça-feira de Carnaval.

Agências bancárias não funcionam nos dois dias, mantido o feriadão pelo Banco Central.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados