Literatura

Trajetória reconhecida pelo ativismo literário

Em cerimônia na Tenda Cultural autor Jorge Braga recebe neste sábado o título de Patrono da Feira do Livro de Pelotas

Jô Folha - DP - Autor tem mais de 120 palestras em escolas no currículo

Este é o primeiro final de semana da Feira do Livro de Pelotas. Neste sábado (29) as atividades promovidas pelo maior evento literário público do município começam as 13h, com a abertura das bancas, na sequência o público poderá desfrutar da programação cultural que começa às 14h. De todas as atividades do dia, apenas as oficinas literárias ocorrem na sede da Secretaria de Cultura, as demais estão sediadas na praça Coronel Pedro Osório palco do evento. Ás 19h o patrono, escritor Jorge Braga, recebe oficialmente o título de patrono da 48ª edição, quando a famosa sineta, uma tradição que dá início e encerra as atividades, chega às mãos do homenageado. A cerimônia, com a presença do orador, jornalista e escritor Klécio Santos, ocorrerá na Tenda Cultural. O evento se encerra diariamente, até o dia 15 de novembro, às 21h.

Jorge Braga tem sua trajetória no mundo das letras reconhecida não só pelos livros que publicou, mas também por trabalhar arduamente no estímulo ao gosto pela leitura em públicos de diferentes idades. Há cerca de duas décadas promove oficinas e palestras sobre a temática da leitura tanto em escolas, quanto em outros ambientes, como as ações que realiza no sistema penitenciário para apenados. "Ter sido escolhido como patrono desta Feira do Livro é um marco. Acho que todo o autor sonha em fazer parte de uma academia e ser patrono", fala feliz pela homenagem.

O autor tem também atuado pela inclusão através da leitura. Por causa deste ativismo, em 2005, ganhou o título de Personalidade da Cultura Gaúcha, do Estado do Rio Grande do Sul, por ter cedido sua obra para impressão em Braile. Atualmente cinco delas são acessíveis aos deficientes visuais. No mesmo ano, exerceu a presidência da Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. No currículo ainda registra palestras em mais de 120 escolas, com um público estimado em 7,2 mil alunos, em Porto Alegre e no interior do Estado.

Preocupado com a formação de público leitor e com o fomento da literatura em espaços escolares, integra desde 2004 o Projeto Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro (IEL), também. Em 2013 foi o autor escolhido para palestrar sobre suas obras nas escolas de Pelotas pelo projeto Pé na Escola do Diário Popular.

A atuação junto aos estabelecimentos de ensino rendeu a Braga o título de Patrono da Feira do Livro e do Autor do Gaúcho, em Cachoeirinha, onde recebeu homenagem da Escola Deolinda Goulart, o mesmo título ele ganhou da Feira do Livro da Escola Piratinino de Almeida em Pelotas. "Minha função social é fazer as pessoas se apaixonarem por livros", diz.

Poesia e prosa

A obra de Braga é ligada a poesia e prosa poética e seu livro estreia foi Reflexeções, um breve instante no tempo (poema e prosa), em 2004. Depois deste vieram Amores havidos (2005), Despertar por poesia (2011), Crisálida e o Aureliano (2015), A busca do diagnóstico perfeito (história em quadrinhos, 2015), Elas e dElas por elas (2016). Mas foi com a literatura infantil que o poeta conquistou o coração dos jovens leitores.

Dedé Buscapé e os morangos (2005) e Dedé Buscapé e o reflorestamento (2007) foram os primeiros. O livro mais recente foi lançado este ano, As Aventuras de Lu: a história de Luciana Araújo. Luciana Araújo nasceu em 1870, filha de mãe escrava, e desenvolveu em Pelotas um importante trabalho de amparo a crianças órfãs, principalmente meninas negras. Nele, Jorge resgata, de forma lúdica voltada para o público infantojuvenil, a trajetória de uma figura importante para a sociedade pelotense. "Nós somos o que lemos, nosso amadurecimento e conhecimento vem através da leitura, com ela tu consegues argumentar melhor, ajuda a ter o discernimento do que é certo ou errado."

Programação

Sábado (29)

14h/16h - Oficinas Literárias - Contação de histórias com Maureen Nogueira- Secult Sala Inah Costa D'Avila
14h - Bordadeiras do Museu do Doce - exposição Bordando com Simões Lopes Neto, Tenda de atividades
14h - Francine Mohammed - Jogos Teatrais e Brincadeiras - Tenda Cultural
15h - Contos da Vanguardinha Contação de histórias - Tenda Cultural
15h/16h - Oficinas Literárias - Jogos teatrais e contação de histórias _ com Charlie Rayné, do Studio Atores de Pelotas, Secult _ Bistrô /Pátio
16h/17h - Oficinas Literárias - Jogos teatrais e leituras dramatizadas _ com Charlie Rayné, do Studio Atores de Pelotas, no Secult Bistrô /Pátio
19h - Apresentação da Orquestra do Município - Tenda Cultural

Domingo (30)
14h - Bordadeiras do Museu do Doce - exposição Bordando com Simões Lopes Neto
19h - Sessão de autógrafos Obras - Tenda Cultural

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Orador autografa neste domingo Anterior

Orador autografa neste domingo

48ª Feira do Livro é aberta oficialmente na noite deste sábado Próximo

48ª Feira do Livro é aberta oficialmente na noite deste sábado

Deixe seu comentário