Live

Viagem pela estética sonora de Rio em Rio

Pelotenses do Popó e Trio fazem o concerto virtual do projeto Sesc Partituras

16 de Setembro de 2021 - 11h58 Corrigir A + A -

Por: Ana Cláudia Dias
anacl@diariopopular.com.br 

Projeto instrumental do baterista começou em 2010 (Foto: Divulgação - DP)

Projeto instrumental do baterista começou em 2010 (Foto: Divulgação - DP)

Músicos de Pelotas estão em destaque nesta terça-feira (16), às 20h, no projeto concerto virtual Sesc Partituras. A live que vai ser exibida no canal do Youtube Sesc/RS ((www.youtube.com/sescrs) levará ao público a música instrumental de Popó e Trio e os convidados Daniel Zanotelli e Paulinho Martins. O espetáculo intitulado Rio em Rio também poderá ser acompanhado no Facebook do Sesc Pelotas (www.facebook.com/sescpelotas).

O baterista e percussionista Renato Popó junto com os parceiros Negrinho Martins (baixo) e Fernando Leitzke (piano) celebram o convite do Sesc. Popó e Trio investe em um projeto de música instrumental há 11 anos. No repertório os músicos transitam por composições autorais e clássicas de diferentes gêneros.

No currículo o trio tem apresentações em eventos, como na Feira do livro de Pelotas, Fenadoce, Festival de Jazz de Pelotas em 2013, Estação Jazz e no Projeto Jazz na Feira. O grupo ainda gravou quatro músicas em formato EP (áudio e vídeo) com temas autorais, no projeto da gravadora Avapor Session.

Em função da pandemia, o trio não tocava junto há um bom tempo e este evento vai promover o reencontro dos músicos. Leitzke um dos primeiros integrantes do trio, por exemplo, mora no Rio de Janeiro e agora volta ao sul, somente para esta apresentação.

"O Fernando era do Trio, mas como ele foi embora para o Rio a gente acabou colocando guitarra também. Já passou pelo trio guitarra, acordeon. O terceiro elemento tá sempre mudando. Os que são fixos mesmo sou eu e o Negrinho", conta Popó. Essa reunião das influências e cadências cariocas e gaúchas trazem uma peculiaridade ao trabalho do Trio e dá o título ao show, Rio em Rio.

Como para essa live o repertório é extraído do banco de partituras do Sesc, o Trio precisou de reforço. "Para esse show a gente tem dois músicos convidados, até em função de usar os arranjos que estão nas partituras. Como somos um trio, alguns arranjos exigiam outros instrumentos, como sax", explica Renato Popó, o motivo de terem convidado Daniel Zanotelli, no sax e na flauta e Paulinho Martins, ao bandolin.

A proposta do concerto é resgatar obras brasileiras, evidenciando compositores locais e clássicos da música instrumental disponíveis no banco de partituras do Sesc, com um repertório composto por samba, xaxado, ijexá, choro, valsa, modinha e maxixe. A apresentação ocorre no estúdio do baterista.

Serviço
O quê: Concerto virtual Sesc Partituras - De Rio em Rio
Quando: quinta-feira (16), às 20h
Transmissão: canal do Sesc/RS no YouTube e página do Sesc Pelotas no Facebook

Popó & Trio:

Renato Popó _ Bateria, tímpano, percussão geral e vibrafone
Atua como músico e professor e possui uma vasta experiência musical na sua trajetória. Com sua forma eclética de conduzir trabalhos, Popó passeia por diversos gêneros musicais do pop, bossa nova, jazz e música instrumental.

Fernando Leitzke _ Piano e violão
O pianista traz na sua bagagem experiências musicais vivenciadas ao lado de grandes músicos cariocas, como Eduardo e Neves e Rui Alvin. Fernando é o idealizador do projeto Candobaile Carioca, que é a mescla de músicas latino-americanas com sotaque brasileiro e carioca.

Negrinho Martins _ Baixo elétrico e contrabaixo acústico
Contrabaixista, arranjador e produtor, possui dezenas de gravações e produções na música nativista. Atuou como baixista dos consagrados intérpretes Joca Martins e Luiz Marenco.

Convidados:
Daniel Zanotelli _ Sax e flauta

Paulinho Martins _ Bandolin


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados