Acesso

Vanguarda aposta no universo virtual

Uma das novidades é série de lives semanais com um escritor convidado; esta semana o bate-papo é com o paulista Luiz Fernando Lucas

30 de Setembro de 2020 - 11h56 Corrigir A + A -

Por: Ana Cláudia Dias
anacl@diariopopular.com.br 

Pensador diz que a integridade é o caminho contra a desigualdade (Foto: Divulgação - DP)

Pensador diz que a integridade é o caminho contra a desigualdade (Foto: Divulgação - DP)

Ao dar sequência à série de lives com autores, a livraria Vanguarda recebe amanhã o filósofo, escritor e pensador paulista Luiz Fernando Lucas, autor do recém lançado A era da integridade (Gente Editora). O bate-papo com o autor começa às 19h pelo perfil no Instagram da livraria (@livraria_vanguarda).

A empresária e proprietária da livraria, Elisabete Lovatel, conta que as lives começaram a ser feitas a partir pandemia como forma de estimular a leitura e estreitar os laços entre autores e leitores. A proposta foi tão bem-aceita que ganhou dia e horário fixos, todas as quintas-feiras, às 19h. “A tendência agora é seguir e ampliar”, diz.

Nesta semana Bete conversa com o autor de A era da integridade: Homo Conscious - A próxima evolução. Esta é a obra de estreia do pensador Luiz Fernando Lucas, que tem formação em Advocacia, com MBA em Gestão Empresarial, também Conselheiro de algumas empresas e CEO da Awake. Em 2011 recebeu o prêmio TOYP Brasil - The Outstanding Young Persons of the World by JCI - Junior Chamber international.

O livro é fruto dos últimos dez anos de vida do autor, que tem se dedicado a busca por conhecimento filosófico e espiritual. “Frutos das dificuldades e crises que passei e que me levaram à necessidade de encontrar respostas.”

Para o autor faltava entender o sentido da vida e seu papel nesse propósito. Um desejo que crescia, especialmente pelas derrotas, perdas, indignação e frustração vindas das tentativas de melhorar o coletivo, explica Lucas, que há muito tempo se dedica ao trabalho voluntário. “Daí, entendi que precisava mudar primeiro a mim mesmo.”

Em sua obra, Lucas afirma que a Era do Conhecimento, na qual se vive o apogeu, vai ter seu ocaso e na sequência surgirá a Era da Integridade. E os movimentos para isto estão acontecendo.

Para o autor imaginar uma sociedade conduzida pelo autoconhecimento não é ser otimista ao extremo. Lucas acredita que o homem está evoluindo positivamente. “Estou convicto que sim. E mesmo as coisas ruins que vemos, são frutos da maior comunicação e visibilidade das coisas. Assim como quando iluminamos algo e vemos mais a sujeira, não quer dizer que ficou mais sujo, mas apenas mais visível.”

Ele diz que no livro há muitos exemplos dessa evolução e em diferentes áreas, como na ciência, tecnologia e comunicação. “Temos ainda muito por fazer, mas os tempos, relativos que são, agora em escala exponencial também estão a nosso favor.”

Clubinho de leitura

Outra iniciativa da livraria está diretamente voltada para o público infantil, com a criação do Clubinho da Vanguardinha. O clube de leitura foi inaugurado neste mês de setembro estimulado pelos questionamentos dos pais sobre as atividades desenvolvidas pela Vanguardinha e que estão suspensas por enquanto. “Com o fechamento das escolas e as mudanças que ocorreram, os pais cobravam o retorno da hora do conto”, fala Bete Lovatel.

A contação de histórias é uma das principais atividades da Vanguardinha, desde que completou dez anos. Com o Clubinho os proprietários pretendem suprir essa carência colocando à disposição dos pequenos associados, além do livro mensal, uma programação on-line e outras vantagens. São duas modalidades, o Pacotinho Turbo e o Pacotinho Start. Mais informações na página http://www.clubinhodavanguardinha.com.br/.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados