Evento

Um na rato na Bibliotheca

Espetáculo teatral "O incrível mistério de Honorato, o rato" é uma pedida para este Dia das Crianças na BPP

11 de Outubro de 2018 - 15h20 Corrigir A + A -
Montagem será encenada às 16h no Salão Nobre (Foto: Divulgação - DP)

Montagem será encenada às 16h no Salão Nobre (Foto: Divulgação - DP)

Em um mundo habitado somente por gatos, um rato comilão é encontrado morto. Todos felinos da Casa Amarela tinham motivos para desejar o seu sumiço e, logo, tornam-se suspeitos do terrível crime. O caso será investigado. "É uma comédia absurda", define Thalles Echeverry, integrante da companhia Você Sabe Quem, que leva nesta sexta-feira (12) o espetáculo infantil O incrível mistério de Honorato, o rato para a Bibliotheca Pública Pelotense (BPP). A entrada é franca.

A ideia para desenvolver uma peça teatral surgiu em 2016 durante as contações de histórias realizadas pela companhia pelotense. Numa dessas ocasiões, os integrantes se depararam com o livro Quem matou Honorato, o rato?, de Lilian Sypriano. Percebendo o potencial da narrativa, apostaram em transformá-la em um espetáculo.

Os atores tiveram como base a trama original para improvisar em cena, o que contribuiu na construção de uma dramaturgia própria. Echeverry assina essa atualização dos fatos no que tornou-se uma livre adaptação do material. Considera uma montagem direcionada ao público infantil, porém, não infantiliza os fatos, sem diminuir a capacidade de compreensão das crianças. Conta, inclusive, com sacadas especialmente para os adultos, que também devem se divertir com a misteriosa narrativa.

Após algumas apresentações em 2016, a montagem passou por um hiato de dois anos e retorna agora reformulada. O time de atores modificou-se quase completamente - apenas Evelin Suchard segue no elenco. O processo de improvisão foi repetido, tendo como resultado alguns trechos suprimidos e outros aprofundados. O grupo define esta como a versão definitiva do projeto.

Jogo teatral
A retomada do espetáculo dirigido por Diego Carvalho foi possível mediante aprovação no edital do Fundo Municipal de Cultura (Procultura), que garantiu oito apresentações na cidade, sendo duas na BPP e seis em escolas da rede municipal de ensino. Todas realizadas este mês. 

Entre os temas desenvolvidos pela peça estão o incentivo à leitura e à prática teatral. Sem um palco à disposição, a companhia desenvolveu o que chamam de "área de jogo", na qual é feito um quadrado no chão e todos os acontecimentos do espetáculo ocorrem dentro daquela delimitação. Assim, o público acompanha tanto a incorporação dos personagens quanto os bastidores, fora da "área de jogo". 

Em breve, Honorato será apresentado no 22º Santiago em Cena, na região central do Estado, junto do espetáculo adulto Norma, também da companhia. Ambas montagens passam a figurar como os carros-chefes da Você Sabe Quem. São espetáculos que devem permanecer ativos, podendo ser levados para outras cidades e apresentados em festivais.

O quê: espetáculo O incrível mistério de Honorato, o rato
Quando: sexta-feira, às 16h
Onde: Bibliotheca Pública Pelotense
Entrada franca

Ficha técnica
Direção: Diego Carvalho
Dramaturgia: Thalles Echeverry
Elenco: Caio Porciuncula, Evelin Suchard, Giovan Lautenschlager, Maiara Silveira e Mateus Armas
Figurinos, cenário e maquiagem: Aline Cotrim


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados