Festival Sesc

Um dia para conhecer novas famílias

Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro traz a Pelotas o concerto Didático Infantil, preparado especialmente para as crianças

23 de Janeiro de 2020 - 14h02 Corrigir A + A -

Por: Ana Cláudia Dias
anacl@diariopopular.com.br 

Maestro conversa com a plateia e explica os naipes dos instrumentos (Foto: Ester Chaves - Especial DP)

Maestro conversa com a plateia e explica os naipes dos instrumentos (Foto: Ester Chaves - Especial DP)

Cachorrinho Miranda ajuda a conduzir de forma lúdica (Foto: Ester Chaves - Especial DP)

Cachorrinho Miranda ajuda a conduzir de forma lúdica (Foto: Ester Chaves - Especial DP)

Domingo (26) vai ser dia de conhecer novas famílias. Quem vai fazer as apresentações é a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, através do concerto Didático Infantil, atração das 16h, dentro do programa do 10º Festival Internacional Sesc de Música. A apresentação ocorrerá no Theatro Guarany. Ainda há ingressos e eles devem ser retirados na bilheteria. No dia do evento a organização vai liberar um lote com mais cem, a partir das 14h.

O concerto é um projeto iniciado há 19 temporadas e desenvolvido pela Orquestra, mas que a cada apresentação surpreende o público. Destinada crianças e pré-adolescentes, de oito a 12 anos, a apresentação tem como objetivos apresentar a música de concerto e explicar a composição de uma orquestra.

É um concerto para a família, focado nas crianças, fala o maestro Evandro Matté, também diretor artístico do Festival. A ideia é passar as informações de forma lúdica como o momento pede. De carona, os adultos, que acompanham os pequenos, aproveitam a experiência para enriquecer conhecimentos.

Além da Orquestra, outra atração faz a alegria da garotada: é o cachorrinho Miranda, criação do ator Juliano Rossi. O mascote, que ajuda na apresentação didática dos instrumentos musicais, também vai estar na apresentação em Pelotas.

O espetáculo dura em torno de uma hora e as explanações do maestro e do Miranda ocorrem a partir da execução do repertório, que traz composições eruditas e populares. O concerto ainda conta com a participação de uma soprano convidada.

O maestro diz que a proposta não é uma inicialização musical, já que isto só acontece em uma classe mesmo. "É uma forma de conhecer o universo de uma orquestra e seus instrumentos", fala Matté.

Cada um na sua vez

Durante a apresentação o maestro conta ao público quais são os instrumentos que fazem parte das famílias das cordas, madeiras, metais e percussão. "Na família das cordas, por exemplo, a gente mostra como eles são (os instrumentos), como soam e mostramos peculiaridades, como o arco com crina de cavalo", comenta.

As notas agudas e graves também são apresentadas com a execução de um instrumento. E cada um deles é apresentado por meio da sua sonoridade também. Uma festa para as crianças que prestam atenção e se divertem.

Entre as composições do repertório estão obras clássicas da música de concerto, como do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e dos brasileiros Carlos Gomes (1836-1896) e Ernani Aguiar. Mas os instrumentistas ainda interpretam temas de filmes, animações e até games, a exemplo dos longas Harry Potter e Frozen.

Serviço

O quê: Concerto Didático Infantil com Orquestra de Câmara Theatro São Pedro

Quando: domingo (26), às 16h

Onde: Theatro Guarany, rua Lobo da Costa, 849

Ingressos: devem ser retirados na bilheteria do Theatro

Programação

Quinta-feira (23)

13h - Recital de Alunos, no Conservatório de Música da UFPel

14h - Grupo de Cordas - Festival na Comunidade, no Hospital São Francisco de Paula (espetáculo fechado)

17h30min - Banda de Música da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada/9º Batalhão - Festival na Comunidade, no Shopping Pelotas

19h - Recital de Canto Lírico, Madeiras, Cordas e Piano | Flávio Leite (BRA), Liliana Michelsen (BRA), Emmanuele Baldini (ITA), Hella Frank (BRA), Christoph Hartmann (ALE), Davide Alogna (ITA), Clemens Weigel (ALE), Michel Lethiec (FRA), TIimothy Deighton (NZL) e Max Uriarte (BRA), na Bibliotheca Pública Pelotense

20h - Orquestra Jovem Sesc - Festival na Comunidade, na Paróquia São José


20h30min - Big Band Salvagni e Pedrinho Figueiredo, no Theatro Guarany

Sinopse - A Salvagni Big Band interpreta clássicos do jazz, resgatando as origens e evidenciando a erudição em estilos populares. Como representante dessa efervescência na cultura regional, o solista convidado Pedrinho Figueiredo traz, além de sua excelência como instrumentista, suas composições e seus arranjos.

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados