Evento

UFPel recebe 14º Fórum Estadual de Museus

As atividades ocorrerão no auditório do Centro de Artes e nos museus da UFPel localizados na praça Coronel Pedro Osório.

22 de Maio de 2022 - 08h30 Corrigir A + A -
Casarão 8 vai receber parte da programação (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Casarão 8 vai receber parte da programação (Foto: Carlos Queiroz - DP)

A Universidade Federal de Pelotas recebe, a partir da próxima terça-feira, o 14º Fórum Estadual de Museus. Em formato híbrido, a programação conta com palestras, apresentações científicas, grupos de trabalho e mesas-redondas com o objetivo de discutir e encaminhar políticas públicas para o setor museológico no estado. As atividades ocorrerão no auditório do Centro de Artes e nos museus da UFPel localizados na praça Coronel Pedro Osório.

O Fórum é uma realização da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEMRS), em parceria com Prefeitura de Pelotas e com a UFPel. Nesta edição, o tema será Políticas Públicas para Museus: os 20 anos da Carta de Rio Grande.

Segundo a integrante da Comissão Executiva da Rede de Museus da UFPel, professora Noris Leal, o evento será uma grande comemoração desse documento, elaborado a partir de uma edição anterior do fórum estadual e que lançou as bases para as políticas museológicas de todo o Brasil. Noris também registra que o evento volta a ocorrer após um grande hiato em sua realização _ desde 2013, o fórum não acontece, apesar de ser legalmente obrigatório a cada dois anos.

A docente pontua, como destaque da programação, a conferência de abertura, que será proferida pelo presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Pedro Mastrobuono, que coordenava o Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul quando da elaboração da Carta de Rio Grande. Também farão parte da agenda o lançamento de livros e a inauguração da exposição História e Memórias do Rio Grande do Sul a partir da restauração de uma obra de arte: projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais, sediada no Museu do Doce, esta ocorrendo nesta terça-feira, às 18h.

Mais informações podem ser encontradas no site do evento, neste link https://cultura.rs.gov.br/14-forum-estadual-de-museus.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados