Projeto

Teatro nas ondas do rádio

Companhia teatral Você Sabe Quem lança radionovela

01 de Junho de 2020 - 09h32 Corrigir A + A -
Companhia buscou formas de seguir trabalhando durante a quarentena (Foto: Divulgação - DP)

Companhia buscou formas de seguir trabalhando durante a quarentena (Foto: Divulgação - DP)

 

O isolamento social tem obrigado o artista a explorar novos formatos de produção. No caso da companhia teatral pelotense Você Sabe Quem, chegou a hora de propor ao público a Rádio VSQ, que disponibilizará radionovelas. A primeira será Lágrimas da alma, de Isabelle Vignol. A estreia foi às ondas da Tupanci na sexta-feira (29) e será publicado no canal do grupo no Youtube hoje. 

A realização de uma radionovela, explica um dos diretores da companhia, Diego Carvalho, surgiu da necessidade de seguir produzindo em meio à pandemia e ao isolamento social, que impossibilita espetáculos presenciais. “Precisamos pensar em formas de seguir existindo. Com algumas reuniões online, percebemos a necessidade de tomar outros espaços, como havemos feito durante este tempo em que não temos um palco, um teatro público na cidade. Assim surgiu a ideia de usarmos as redes e criar conteúdos para os meios sociais.” Na Rádio VSQ estão envolvidos os membros do grupo Aline Cotrim, Diego Carvalho, Evelin Suchard e Thalles Echeverry. Edição de vídeo de Diego Carvalho

Da proposta surgiu a ideia de utilizar textos teatrais através de leituras dramáticas e criar uma radionovela no sentido literal. Que o público consumidor desse formato fosse gostar. Após algumas sugestões, foi escolhido Lágrimas da alma, criado pela atriz Isabelle Vignol, como o texto para iniciar o projeto. 

 O conteúdo será publicado todas as sextas-feiras no canal da Você Sabe Quem no Youtube. “Uma história de romance, com conversa com o teatro do absurdo, onde o público pudesse estar preso nesta construção narrativa”, explica Carvalho.

A autora da radionovela acrescenta que a produção surgiu da necessidade de entretenimento da população, servindo como uma ferramenta para superar as ansiedades geradas pela pandemia. Sobre as diferenças entre escrever e atuar para esse formato, ela comenta que é preciso passar todas as emoções através da voz, das trilhas e de efeitos utilizados, sem poder recorrer ao aspecto visual. “Esse foi um dos maiores desafios, pois como atores estamos habituados a utilizar nosso corpo para construir os personagens e nos relacionar com a história e com o público. Esta dificuldade também foi uma oportunidade para utilizarmos recursos que antes não havíamos pensado em usar e assim podemos explorar um outro jeito de fazer teatro.”

Outros projetos

A Você Sabe Quem tem ainda outros projetos em andamento durante o isolamento social. Toda terça e quarta-feira são lançados posts contando como os personagens clássicos da companhia estão lidando com a quarentena - já sabemos como estão Cora e Pierre, de Dona Frida, e A Menina, de O incrível mistério de Honorato, o Rato e, nessa semana, faremos contato com o Inspetor Antonio Gatonho, da mesma peça. 

Além disso, o grupo tem antecipado a venda de ingressos para os espetáculos que voltarão a acontecer quando for possível. Por fim, a Você Sabe Quem lançou uma campanha de financiamento coletivo, com diversas recompensas.

 

BOX

Canal no Youtube da VSQ: http://www.youtube.com/c/VocêSabeQuemCiadeTeatro

Financiamento coletivo da VSQ: https://abacashi.com/p/dona-frida

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados