47ª Feira do Livro

Receita de aprendizagem na prática

Formandos do curso de Gastronomia da UFPel lançam primeiro livro da graduação neste sábado

13 de Novembro de 2019 - 15h04 Corrigir A + A -

Por: Ana Cláudia Dias
anacl@diariopopular.com.br 

Tatiane Gandra, Vanessa Monteiro (C) e Aluísio da Fonseca ficaram com a organização (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Tatiane Gandra, Vanessa Monteiro (C) e Aluísio da Fonseca ficaram com a organização (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Publicação foi financiada pelos próprios alunos (Divulgação - Especial DP)

Publicação foi financiada pelos próprios alunos (Divulgação - Especial DP)

Da teoria a prática, tornar-se um cozinheiro profissional é experimentar, criar, testar, fazer e refazer. É desse universo de descobertas, com muitos acertos e erros, que surge o livro Gastronomia à prova, obra de 13 autores, oito formandos da Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas, em parceria com quatro professores e um ex-aluno do curso. A publicação, além de reunir 61 receitas criadas durante as aulas práticas desde o primeiro semestre, marca o primeiro livro produzido nesta graduação. O lançamento ocorrerá no sábado (16), na 47ª Feira do Livro, com sessão de autógrafos às 19h.

Uma das organizadoras a aluna Vanessa Garcia Monteiro conta que a ideia de produzir o livro surgiu já no primeiro semestre, em 2017, a partir de uma provocação do professor André Eduardo Fonseca que os desafiou a criar uma receita a partir de um filme, que tinham visto em sala de aula. Este seria o início de uma trajetória evolutiva, pontuou o docente.

Depois dessa experiência surgiu o desejo de se registrar as criações em livro "Mas na época era um sonho muito distante", diz.

O sonho distante se tornou realidade nos últimos dois meses, quando um grupo de, agora, formandos resolveu convidar a turma e professores para produzir o registro. Dos 22 confirmados de início apenas oito deles deram prosseguimento ao projeto, isto porque o livro teve de ser custeado pelos próprios alunos.
A obra tem 130 páginas e sai pela editora Alecrim, do colega de turma Aluísio Pereira da Fonseca. Além do livro físico que estará à venda na Livraria da UFPel, provavelmente no dia do lançamento, a R$39,90, na próxima semana deve ser disponibilizado o e-book pela Amazon.

Para esta primeira tiragem foram impressos 100 exemplares. O número acanhado tem origem nos recursos escassos do grupo. Devido a grande repercussão que a obra ganhou antes mesmo de chegar à livraria, a intenção é imprimir uma nova edição em seguida e deixar os volumes nas livrarias locais. "Já temos lista de espera", conta a ex-aluna e atual professora do curso, Tatiane Kuka Valente Gandra, que também participou da organização.

Além destes, integram a lista de autores, Bárbara Oliveira, Daniela Czermainski, Doralina Domingues, Ivan Rodrigues, Izabel Perleberg e Paula Mussi, juntamente com os professores Wagner Halmenschlager, Helayne Maieves, André Santos e Edu Fonseca. Para Tatiane, o livro se tornou mais uma ação que aproxima o curso de Gastronomia, que só tem nove anos, da comunidade.
"Tem muita coisa que a gente faz dentro da Universidade e que não chega à comunidade", comenta. Das atividades públicas do curso da comunidade estão o projeto Chefs na Rua e as Jornadas Acadêmicas.

Na cozinha

As 61 receitas apresentadas tiveram origem nas várias disciplinas que, além da teoria, exigiam a prática. "Saem pratos muito bacanas", fala Tatiane.

O livro foi dividido em nove capítulos cada um deles é aberto por um texto introdutório. Já as receitas passam desde as técnicas mais básicas, como o ovo mollet, passando por geleias, chutneis, até a pratos elaborados, com inspiração na gastronomia internacional.

Tudo em uma linguagem de fácil entendimento. As medidas das receitas, por exemplo, foram adaptadas da linguagem técnica para a caseira, com o objetivo de tornar o produto bem acessível. "Qualquer pessoa que não tenha conhecimento técnico pode fazer", diz Vanessa.

Conversa com os autores

Neste sábado, às 18h, antes da sessão de autógrafos na Feira do Livro, os autores de Gastronomia à prova participarão da programação Conversa com os Autores, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel. O encontro será no Auditório do Museu do Doce (praça Coronel Pedro Osório, 8). A entrada é gratuita.

Serviço

O quê: lançamento Gastronomia à prova

Quando: sábado (16), às 19h

Onde: 47ª Feira do Livro, na praça Coronel Pedro Osório

Onde comprar: banca da Livraria da UFPel

Investimento: R$39,90


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados