Hora de valorizar cultura e arte do Areal
O cenário das charqueadas e a música executada pela Orquestra Estudantil Areal são os temas de hoje no Nosso Bairro
Repertório do quinteto é alicerçado no samba reggae
Por: Ana Cláudia Dias
anacl@diariopopular.com.br
Quase 20 anos sem se apresentar em eventos, a banda Raízes Negras retomou as atividades no final do ano passado. Para essa volta o quinteto pelotense está aquecendo o repertório, alicerçado no samba reggae, com pockets shows. Nesta sexta-feira (21) a banda faz mais um ensaio aberto no Bistrô do Theatro Guarany, onde já se apresentou no início do mês. O evento ocorre na calçada em frente ao Theatro, a partir das 19h, é só chegar.
A trajetória da banda começou há 30 anos, quando um grupo de amigos que se conheceu no Exército resolveu se juntar para fazer música. No início dos anos 90 os ensaios ocorriam na casa do percussionista Kleber Wilson, na Castilho. "Naquela época no fundo da casa dele tinha um mato e árvores. A gente, guris ainda, um dia olhou e disse que o nome da banda deveria ser Raízes Negras, porque estávamos enraizados ali", relembra o guitarrista Francisco Carlos Aires Ferreira. Apesar desse hiato, a banda se manteve ativa, mas para pequenas plateias formadas por amigos e familiares.
A base do grupo é a mesma de 30 anos atrás: no vocal e na percussão está Carlos Alberto Oliveira; contrabaixo, Carlos Alberto Ferreira; violão base, Carlos Antônio Alves e guitarra com Francisco Ferreira. Somente o percussionista Kleber Wilson não vai participar desta apresentação porque está em tratamento de saúde. "Já estamos na segunda geração, o filho do Carlos Oliveira, o Nicolas toca pandeiro pra gente", comenta Francisco.
Por causa do afastamento de Wilson o grupo, que ficou conhecido pela força da percussão está atualmente mais apoiado nos instrumentos de cordas. "Fica o nosso estímulo pra que o Wilson supere esse momento e volte a tocar com a gente." Na noite de hoje o grupo leva ao público composições no estilo samba reggae, reggae, axé, samba, além de Soul R&B, bem ao estilo de nomes como Tim Maia e Jorge Benjor.
Serviço
O quê: ensaio aberto da banda Raízes Negras
Quando: sexta-feira (21), às 19h
Onde: em frente ao Theatro Guarany, rua Lobo da Costa, 849