Entrega

Percurso dialogado e entrega do “Portas da história” encerram a III Semana Cultural da Catedral

Atividades no jardim histórico acontecem neste sábado; entrega do projeto que restaurou as portas da Igreja será no domingo

19 de Novembro de 2021 - 14h41 Corrigir A + A -
No domingo, às 17h30, acontece a entrega do projeto “Portas da História”, que proporcionou a restauração das portas da igreja - (Foto: Igor Islabão)

No domingo, às 17h30, acontece a entrega do projeto “Portas da História”, que proporcionou a restauração das portas da igreja - (Foto: Igor Islabão)

A proposta de fazer um percurso dialogado pela na Praça José Bonifácio é parte da programação de encerramento da III Semana Cultural da Catedral. Neste sábado(20), das 14h às 17h30, a comunidade é convidada a participar da atividade chamada (Re)conhecer os jardins históricos do centro de pelotas - encontros para vivenciar e buscar compreender o espírito do lugar, conduzida pela arquiteta e urbanista Ana Paula de Andrea Dametto na Praça José Bonifácio. Segundo ela, o objetivo da programação é promover à sociedade a possibilidade de vivenciar os Jardins Históricos do Centro de Pelotas, os espaços abertos de interesse cultural de caráter público, a partir de ações de Educação Patrimonial, Percurso dialogado e Desenhos (croquis) ao ar livre. 

Após o percurso dialogado os participantes são convidados a desenhar o lugar- desenhos de observação ou conceituais. “O desenho de observação é uma das formas de expressão individual e subjetiva que promove relaxamento, momentos de reflexão e o compartilhamento de diferentes maneiras de sentir e vivenciar os lugares”, explica. Ao final haverá o compartilhamento das impressões e desenhos realizados pelo grupo. “A iniciativa é parte dos estudos in situ da minha tese de doutorado, que se chama a Paisagem Cultural e o Paisagismo: Integração de Saberes à Metodologia do Projeto do Lugar e também está inserida no contexto do projeto de extensão REDELAB, especificamente na ação Sketchers Urbanos – desenhos para educação ambiental urbana”, detalha. 

No domingo, às 17h30, acontece a entrega do projeto “Portas da História”, que proporcionou a restauração das portas da igreja. O padre Luiz Boari, pároco da Catedral, convida a comunidade para apreciar um número musical em violino durante a cerimônia que encerra o projeto realizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), com patrocínio integral da Josapar. Na sequência a tradicional missa de domingo fecha as atividades da III Semana Cultural.

Serviço

III SEMANA CULTURAL DA CATEDRAL

16 a 21 de novembro

20/11 (sábado)

14h às 17h30 - atividade com a comunidade: percurso dialogado e desenho de observação na Praça José Bonifácio com o tema “Jardins Históricos de Pelotas - (re)conhecer para valorizar e preservar”.

21/11 (domingo)

17h30 – Entrega do projeto “Portas da História.

18h30 - Missa de encerramento da III Semana Cultural da Catedral.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados