Exposições

O acesso pode ser virtual ou presencial

Secretaria de Cultura e Turismo de Rio Grande promove duas exposições em ambientes diferentes facilitando o contato do público com a arte

06 de Maio de 2021 - 21h38 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Sala de vidro recebe telas de Cleberto Miranda (Foto: Divulgação - DP)

Sala de vidro recebe telas de Cleberto Miranda (Foto: Divulgação - DP)

A Secretaria de Cultura de Rio Grande está promovendo duas exposições, uma virtual sediada no Facebook, que inaugura amanhã, e outra presencial em parceria com o Praça Rio Grande Shopping Center. As mostras tem o objetivo de promover uma maior interação da arte e da cultura com o público, neste momento de restrição e distanciamento social.

Mulheres de todos os tempos é a exposição de telas do artista plástico Cleberto Miranda. A visitação pode ser conferida até o final de julho, no Praça Rio Grande, das 10h às 22h, “in loco” , na sala localizada ao lado da loja Nit Sport.

A mostra de Miranda começou virtual, mas com a parceria do shopping pode se aproximar do público. No local as obras ficam em uma sala de vidro, de onde podem ser apreciadas pelos visitantes, sem que seja necessária a circulação no espaço. De acordo com a assessoria da Secretaria, a falta de contato direto evita uma possível contaminação do vírus da Covid-19 pelas telas.

A exposição se propõe a retratar em pinturas de telas, as mulheres de vários tempos e suas profissões, de modo a ressaltar a importância, a grandeza e o papel da mulher na construção da humanidade. A inspiração do artista para os seus quadros e esculturas vem das mulheres da sua família, em especial, sua mãe, avó e suas três filhas. “É muito importante destacar a luta e o engajamento pela causa feminina, que sempre foi segregada na nossa história. Uma frase que eu li e sempre me chamou atenção é ‘mulher, afasta de ti esse cale-se’, que representa a luta da mulher pelo seu lugar”, declara Cleberto Miranda.

Satisfeito com a participação do shopping neste projeto, o secretário Municipal de Cultura, Luis Henrique Drevnovicz diz que a parceria “enaltece e dá visibilidade” a trabalhos de artistas talentosos como Cleberto. “A exposição presencial só é possível neste momento, por estar dentro do Shopping que já cumpre com os protocolos de saúde estabelecidos em decreto”, destaca.

Práticas artísticas

Olhares Ecosóficos é a exposição selecionada no edital público de 2019 da Secult-RG, que será exposta na Sala Multiuso e sediada via Facebook. O grupo Arteecos, do núcleo de estudos e práticas artísticas ecosóficas, é coordenado pelo professor doutor Cláudio Tarouco de Azevedo, que apresenta os resultados de suas pesquisas junto aos colaboradores e convidados por meio de 26 obras divididas em fotografia, vídeo e outras linguagens.
A visitação será aberta amanhã, a partir das 18h. Para acessá-la é necessário utilizar o link da Sala Multiuso no Facebook a seguir: https://www.facebook.com/salamultiusosecult/


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados