Apresentação

Nas páginas da música

Chico Saraiva lança, sexta-feira, o livro Violão-canção - no Conservatório de Música

22 de Abril de 2019 - 16h50 Corrigir A + A -
Notas. Evento conta com apresentação musical do escritor. (Foto: Divulgação - DP)

Notas. Evento conta com apresentação musical do escritor. (Foto: Divulgação - DP)

Nesta semana, o músico carioca Chico Saraiva participa de uma agenda de eventos de lançamento de seu livro Violão-canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular nas cidades de Porto Alegre, Pelotas e Bagé. O evento local ocorre sexta-feira, no Conservatório de Música da UFPel.

No livro, Saraiva traz a público sua pesquisa sobre o violão como instrumento solista ligado à tradição escrita e como acompanhador do canto na tradição musical brasileira. O desenvolvimento da obra se baseia em sete entrevistas: João Bosco, Paulo César Pinheiro e Luiz Tatit, no campo da canção popular; Paulo Bellinati, Sérgio Assad e Marco Pereira, representando o violão solo de concerto; Guinga e Elomar como membros das duas tradições.

Ao longo da conversa, Saraiva e os entrevistados tocam canções que podem ser assistidas em www.violao-cancao.com. O texto trata de processo criativo, intercâmbios entre letra, melodia e harmonia, aspectos da execução, relação entre instrumentos e violão popular e erudito.

Orientador da dissertação que deu origem ao livro, o maestro e professor Gil Jardim assina o texto de quarta-capa. Nas palavras dele, “eis a característica mais fascinante desse livro: trazer, em discurso acessível e envolvente, intimidades do ato da criação musical na voz de vários craques da música brasileira”.

Sobre o autor
Chico Saraiva nasceu no Rio de Janeiro em 1973, foi criado em Santa Catarina e vive em São Paulo desde 1995. Estreou em 1999, no álbum instrumental Água. Em 2003, foi vencedor do 6º Prêmio Visa de MPB, gravando as canções no CD Trégua como parte da premiação. Em 2007, lançou seu terceiro disco, Saraivada, e em 2009, numa parceria com Verônica Ferriani e Mauro aguiar, Sobrepalavras. Em 2012, foi a vez de Tejo-Tietê, ao lado de Susana Travassos.

Serviço:
O quê: show de lançamento do livro Violão-canção, de Chico Saraiva

Quando: sexta-feira (26), às 19h

Onde: auditório Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPEL, na rua Félix da Cunha, 651

Entrada franca


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados