Seleção Pública

Música instrumental ganha nova casa

Projeto do Parque Una seleciona músicos e grupos para as apresentações a partir de maio

29 de Abril de 2020 - 10h46 Corrigir A + A -

Por: Ana Cláudia Dias
anacl@diariopopular.com.br 

Primeira apresentação no anfiteatro será on-line (Foto: Divulgação - DP)

Primeira apresentação no anfiteatro será on-line (Foto: Divulgação - DP)

Estão abertas até segunda-feira, 4 de maio, as inscrições para a primeira edição do UnaMúsica, projeto que se propõe a criar um circuito de música instrumental no Parque Una. A partir de maio até dezembro serão oito apresentações, uma por mês, de artistas (solo) ou grupos (de trios ou quintetos). O edital está disponível no link https://bit.ly/unamusicaedital.

O projeto é uma promoção da Associação dos Moradores do Parque Una e está sendo gestado desde janeiro, mas o lançamento do edital ocorreu no dia 20 deste mês. A ideia é valorizar a produção musical local, com destaque para a música instrumental, independentemente de ser autoral ou não.

Com previsão inicial de apresentações ao vivo com plateia, o projeto teve de ser alterado aos novos tempos, já que ainda não foram liberadas atividades culturais em razão do combate ao contágio pelo novo coronavírus. Desta forma, a primeira apresentação deve ocorrer dia 28 de maio por meio de uma live. "O projeto vai acontecer mesmo que on-line", afirma a produtora cultural Aline Maciel, da Pra Toda Obra - Realizações Criativas.

As apresentações ocorrerão no Anfiteatro a céu aberto do parque Una, porém, inicialmente sem plateia. Aline conta que um dos objetivos do projeto é fomentar o uso cultural daquele local. "Num primeiro momento o uso daquele espaço fica prejudicado, por causa da pandemia, mas quando isso se resolver já se tem um trabalho sendo realizado naquele espaço", comenta.

Apesar de o projeto ter sido pensado inicialmente para atrair plateia, com as mudanças que ocorrerão ele foi sendo adaptado. Os organizadores até pensaram na possibilidade de suspensão. "Então a gente repensou e resolvemos colocar na rua com essa possibilidade de ser on-line, pelo menos algumas apresentações."

Com cachê

O edital não determina o gênero musical que deve ser apresentado, a intenção é realmente abrir para diferentes estilos, desde que seja instrumental. Um dos incentivos do projeto aos músicos é o pagamento de cachês com valores até R$ 1.250,00.

As inscrições são via internet e no edital, que está hospedado no Google Drive. As propostas serão selecionadas por uma Comissão de Avaliação, que será composta por três membros indicados pela Associação Parque Una.

Essa não será a primeira vez que o anfiteatro receberá um grupo instrumental. Em janeiro o Música na Comunidade, do Festival Internacional Sesc de Música, fez uma apresentação por lá e ganhou a aprovação do público.

Essa simpatia do público pela música instrumental foi mais um estímulo à manutenção do UnaMúsica. "Podemos manter isso ao longo do ano e não só pontualmente e dar essa valorizada a produção local", diz Aline.

A produtora ainda garante que além deste projeto estão em estudo outras atividades culturais e esportivas para o Parque, mas que ainda dependem do andamento da situação em torno da pandemia. "Tem toda a área ao ar livre e para todo esse espaço vão ter projetos ao longo do ano, alguns já estariam em execução. Agora estamos limitados por causa da pandemia."

Serviço

O quê: inscrições ao UnaMúsica - Circuito de Música Instrumental do Parque Una

Quando: até segunda-feira, 4 de maio

Onde: https://bit.ly/unamusicaedital

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados