Evento

Marinas Found é atração em festival de rock

Banda pelotense participa neste sábado de projeto musical independente contemplado em edital da Lei Aldir Blanc

27 de Janeiro de 2021 - 13h47 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Músicos participaram de coletânea do Arquivo Punk Rock do Sul (Foto: Billy Valdez - Especial DP)

Músicos participaram de coletânea do Arquivo Punk Rock do Sul (Foto: Billy Valdez - Especial DP)

A banda pelotense Marinas Found é uma das atrações do Festival Morrostock de Peso na Trilha. A apresentação gravada anteriormente vai ser transmitida neste sábado (30), a partir das 20h. O evento virtual ocorrerá também no domingo. Nos dois dias participarão oito grupos perfazendo seis horas de música independente, além de entrevistas com bandas underground. A transmissão tem acesso gratuito e poderá ser conferida pelo Facebook, Youtube e Twitch (links abaixo).

Morrostock é um dos maiores festivais de rock no Sul do país. "A gente nunca havia participado. Acompanhávamos apenas, apesar de sempre ser um norte e termos uma vontade muito grande de participar", diz Pedro Soler, voz e guitarra da Marinas Found. A banda tem ainda Eduardo Walerko (guitarra e voz), Mike Pires (baixo) e Murilo Uarth (bateria).

Mas desta vez Morrostock apresenta a edição Morrostock de Peso, unindo o tradicional evento com a luta antifascista. A fusão deu oportunidade para as bandas parceiras do Arquivo Punk Rock do Sul, que em junho de 2020 lançou a Coletânea bandas Antifascistas.

Foram chamadas oito das 23 bandas do disco para fazer parceria com o Estúdio Trilha Hub Cultural. Estes grupos convidados é que vão promover o evento on-line de música independente.

O guitarrista conta que devido a pandemia, Lê Sisa, que é fundadora do Arquivo Punk Rock do Sul, teve a ideia de lançar uma coletânea com bandas antifascistas.. "Até pela situação catastrófica da pandemia."

A coletânea foi lançada via Arquivo Punk Rock do Sul e todo lucro das vendas dos CdS está sendo destinado à ocupação Mulheres Mirabal em Porto Alegre. Com a possibilidade de acessar financiamento via Lei Aldir Blanc, Lê Sisa projetou a realização uma série de lives da coletânea. "Conversando com o Paulo Zé, fundador do Morrostock, eles fecharam essa parceria de Lives também junto ao estúdio/bar/casa de shows Trilha Hub Cultural", explica Pedro Soler.

O Morrostock de Peso na Trilha foi um dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc pelo município de Sapucaia do Sul. A iniciativa tem a finalidade de minimizar o negativo impacto econômico causado pelo Covid-19 no setor cultural.

"O ano de 2020 foi marcado pela pandemia que desafiou em muito a capacidade de nos reinventarmos, onde a criatividade fez alguns projetos se manterem ativos e as ações culturais digitais conseguiram salvar muita gente envolvida na área", dizem os organizadores. Porém, como a volta a normalidade ainda não ocorreu os projetos coletivos têm sido o objetivo. "Seguimos a batalha para voltar a produzir, trabalhar e aglomerar pessoas com segurança."

Parceria em trio

Chegou 2021, e nesse primeiro trimestre o quadro não deve mudar muito, apesar da esperança da volta dos eventos presenciais ainda esse ano após a tão aguardada vacina. "Com isso vamos dando continuidade ao fluxo que se desenhou no ano passado e mantendo a chama acessa, ou o copo meio cheio."

O trabalho em rede, coletivamente tem sido a chave do sucesso, avaliam os organizadores, que celebram a parceria entre o Morrostock, Arquivo Punk Rock do Sul e Trilha Hub Cultural. E é esse trio que com muita alegria está organizando o Morrostock de Peso na Trilha.

A série de apresentações foi gravada ao vivo no estúdio Trilha Hub Cultural em Sapucaia do Sul, com as oito bandas independentes da cena contracultural gaúcha. Em ação os grupos executam canções autorais que navegam do punk/hc ao rock alternativo.

Serviço

O quê: Festival Morrostock de Peso na Trilha

Quando: sábado (30), às 20h, domingo (1º de feveiro), às 19h

Onde: Arquivo Punk Rock do Sul - Youtube; Morrostock de Peso - Twitch; Trilha Hub Cordeiro - Facebook

Sábado (30)
Rotten Garden
Bleff
Marinas Found
Abigail

Domingo (01/02)
Solana Star
Estragonoff
Lo que te voy a decir
Cat Arcarde


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados