Exposição

Jeito de estimular a arte em casa

Mostra virtual do Ágape convida as famílias a expressarem seus sentimentos em relação a pandemia

15 de Setembro de 2020 - 15h01 Corrigir A + A -

Por: Ana Cláudia Dias
anacl@diariopopular.com.br 

Daniela Meine diz que a expressão artística auxilia a transformar a dor (Foto: Jô Folha - DP)

Daniela Meine diz que a expressão artística auxilia a transformar a dor (Foto: Jô Folha - DP)

A Galeria JM Moraes, do Ágape, Espaço de Arte recebe até a próxima segunda-feira (21) inscrições para a exposição Contemplando fases. A mostra virtual de produções artísticas é um projeto contemplado na seleção pública do FAC Digital RS. A proposta desta atividade quer incentivar as pessoas a produzirem arte neste período de distanciamento social.

A proponente, a artista plástica e arteterapeuta Daniela Meine, conta que para participar não é preciso ser artista. Pelo contrário, o convite é também um desafio a todas as pessoas que queiram se expressar através de um desenho ou pintura.

Para esta exposição não importa os materiais empregados, nem as técnicas utilizadas. O que a arteterapeuta quer é estimular as famílias a se unirem neste projeto.

Daniela conta que fez uma experiência semelhante com crianças de dois a quatro anos, no projeto Garatujas. "Foi bem interessante, me entusiasmei pela motivação das famílias", conta.

Com a participação dos filhos, muitos pais também sentiram que poderiam por no papel ou na tela um pouco dos sentimentos vividos nos últimos meses. Agora não só eles, mas os avós, os tios e irmãos podem se integrar a atividade.

A terapeuta lembra que, mesmo com a diminuição das restrições, muitas pessoas ainda estão em isolamento social e a maioria segue as recomendações de distanciamento, o que tem gerado as mais variadas emoções. "A intenção é que fiquem em casa e criem, deixando que a arte transforme este momento de dor e insegurança em um momento de reconstrução, seja do pensar, do viver, e da própria dor. "

Diferentemente das exposições de arte que ocorriam mensalmente na galeria, até o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, nas quais artistas profissionais apresentavam sua produção, esta exposição tem outra intenção. "Estamos acostumados a trabalhar visando a arte como conceito. Mas desta vez queremos provocar na criança, no jovem e no adulto uma reflexão sobre o momento singular que estamos vivendo", diz.

Inscrições via e-mail

Como a exposição quer enfocar os dias atuais, não serão aceitos produções artísticas antigas. A procura é pelo material feito agora. As inscrições são gratuitas e feitas através do e-mail da galeria (agapearte4480@gmail.com).

A exposição virtual Contemplando fases ocorrerá por meio de dez módulos separados por faixa etária, a partir dos quatro anos. O décimo módulo contempla pessoas com idades acima dos 61 anos. As obras serão exibidas nas redes sociais da galeria no Facebook e Instagram, em outubro.

Um dos pontos que entusiasma Daniela é a virtualidade do projeto, o que possibilita que pessoas de qualquer localidade possam participar. O interessado deve solicitar a ficha de inscrição via e-mail e a receberá pelo mesmo canal. Segundo Daniela essa pequena burocracia é de fácil acesso, porém o interessado precisa descrever um pouco do que quis expressar naquela obra. Todos os trabalhos enviados vão ser apresentados.

O edital FAC Digital RS é um programa da Secretaria da Cultura do Estado, em parceria com o Pró-Cultura RS/FAC (Fundo de Apoio à Cultura) e a Universidade Feevale, por meio do FeevaleTechpark.

Leilão no domingo

Dentro das atividades virtuais do Ágape neste período de pandemia, ocorrerá neste domingo mais uma edição do Leilão de Arte. A proposta tem sido um sucesso e agora começa a ganhar a adesão de artistas de fora de Pelotas. A partir das 19h pelo Facebook do espaço.

Serviço

O quê: exposição virtual Contemplando fases

Quem promove: Ágape Espaço de Arte

Inscrições: até segunda-feira (21)

E-mail: agapearte4480@gmail.com


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados