Evento

Integração da dança

Evento comemorativo que reúne variados grupos locais conta com inscrições gratuitas, via e-mail, até o dia 24 deste mês

16 de Abril de 2019 - 16h35 Corrigir A + A -
Tradição. Mostra é promovida pela Adap desde 2007. (Foto: Divulgação - DP)

Tradição. Mostra é promovida pela Adap desde 2007. (Foto: Divulgação - DP)

Em 1982, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) instituiu o Dia Internacional da Dança como uma forma de celebrar todas as formas da arte dos passos ritmados. A data é celebrada há 13 anos na cidade com uma mostra coreográfica organizada pela Associação de Dança de Pelotas (Adap). O evento está com inscrições abertas para escolas, academias e grupos em geral.

Apesar da data oficial ser 29 de abril, a comemoração pelotense ocorre na noite anterior, dia 28, um domingo, a partir das 20h, no Ginásio Municipal da Educação Professor Orocindo Azevedo “Karosso”. A proposta, segundo o coreógrafo Daniel Amaro, é celebrar a manifestação artística e promover a troca entre os envolvidos com dança.

Os interessados podem se inscrever, sem custos, pelo e-mail pelotas.adap@gmail.com, sem esquecer de repassar informações como nome do grupo, nome da coreografia, nome do coreógrafo, modalidade e duração. Vale lembrar que cada grupo possui até dez minutos de apresentação. O convite serve tanto para profissionais quanto amadores.

A presidente da Adap, Vania Vieira, define o evento como uma vasta noite de mostra gratuita. “Está aberta para todos estilos, inclusive dança folclórica”, diz. O evento costuma contar uma média de 15 a 20 inscritos, mobilizando cerca de 300 bailarinos.

Mudanças no festival
A mostra alusiva ao Dia Internacional da Dança é um evento que surgiu em 2007 junto da fundação da Adap. É considerada uma das primeiras atividades do calendário anual da instituição. Dos vários eventos promovidos, restaram apenas a mostra e o festival Dança Pelotas, que recentemente passou a ser bianual em virtude das dificuldades financeiras.

O projeto teve início em 2012 mediante às comemorações dos 200 anos de Pelotas. Entre seus objetivos estava retomar as raízes do Dança Sul, tido como um dos melhores festivais do gênero no Estado. Por duas vezes, o Dança Pelotas foi desenvolvido com verba do Procultura municipal. Do restante, foi mantido com o valor repassado das inscrições e dos ingressos. A edição 2019 será realizada nos dias 9, 10 e 11 de agosto no anfiteatro do Colégio Municipal Pelotense.

Âmbito teatral
Outro evento, relacionado às artes cênicas, está com inscrições abertas no município. É a 2ª Mostra Pelotense de Teatro Independente, que será realizada de 24 a 30 de junho na Bibliotheca Pública Pelotense. Os grupos teatrais podem se inscrever até o dia 28 deste mês pelo e-mail mostrapelotensedeteatro@gmail.com ou pela página facebook.com/MostraPelotensedeTeatroIndependente. Os aprovados contarão com ajuda de custo. O evento é financiado pela prefeitura e organizado pela Você Sabe Quem Cia de Teatro.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados