Web

Histórias para se identificar

Artista visual cria conteúdo para crianças aprenderem mais sobre saúde e cuidados pessoais

25 de Abril de 2020 - 12h02 Corrigir A + A -

Por: Ana Cláudia Dias
anacl@diariopopular.com.br 

Poções de cura conta a aventura de uma criança no hospital (Imagem reprodução Youtube)

Poções de cura conta a aventura de uma criança no hospital (Imagem reprodução Youtube)

Mariana criou as histórias e fez os desenhos (Foto: Arquivo Pessoal - DP)

Mariana criou as histórias e fez os desenhos (Foto: Arquivo Pessoal - DP)

Ajudar as crianças a entenderem o que é o novo coronavírus, a não terem medo de hospital e aprenderem a confiar nos profissionais de saúde são três tarefas nada fáceis para famílias e educadores. Foi pensando nisso que a funcionária pública Mariana Almeida Lucas, formada em Artes Visuais, tem criado histórias infantis que abordam os temas. O "livrinhos" estão publicados no Youtube, canal que ela criou ó início do mês. Porque quando o assunto é sério nada melhor tratar dele de forma lúdica com os pequenos.

No canal estão publicados Todos contra o Corona, que incentiva os cuidados que devem ser tomados por todos no combate ao contágio, e Poções de cura, contando a aventura de uma criança que foi parar no hospital pela primeira vez, além de uma canção, Meu mundinho. Foi Mariana quem criou os argumentos das histórias, fez os desenhos que as ilustram e faz, ainda, a narração.

As historinhas nasceram ainda em março, quando Mariana estava de férias e se viu em isolamento social, em Rio Grande onde mora. Falar sobre saúde com as crianças é uma coisa que ela faz diariamente, funcionária do Hospital Universidade Doutor Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh), ela atua na brinquedoteca. "Sim, a ideia é criar histórias que auxiliem nos processos onde verifico que existe o medo ou maus hábitos que ocasionaram problemas de saúde", fala.

Essa não é a primeira vez que Mariana se aventura escrevendo histórias para os pequenos. "Já escrevia livros quando era criança", conta. A ideia agora é, assim que a situação voltar a normalidade buscar apoiadores para imprimir os livros. "Meu sonho é chegue em todos os lugares do país."

De volta ao trabalho, Mariana está se reorganizando para lançar novas histórias. "A minha ideia é criar uma sequência de materiais, que envolvam saúde e educação." Além do canal Mariana Almeida Lucas, no Youtube, Poções de cura e Todos contra o Corona também podem ser vistos no perfil do Facebook (https://www.facebook.com/mariana.almeidalucas.3).


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados