Mostra

Gravura e tecnologia na galeria A Sala

Trabalhos desenvolvidos junto ao grupo de pesquisa Percursos Poéticos compõem a exposição Entre lugares, com visitação até o dia 7 de março

12 de Dezembro de 2019 - 15h06 Corrigir A + A -
Criação.  Bicicleta eletrônica é um dos destaques (Foto: Divulgação - DP)

Criação. Bicicleta eletrônica é um dos destaques (Foto: Divulgação - DP)

A galeria A Sala, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebe a exposição Entre lugares. A mostra traz um recorte da investigação que conjuga a produção tecnológica com o campo das Artes Visuais contemporâneas, e procura transitar “entre lugares” onde a gravura, a cerâmica e as engenharias (Eletrônica e Controle e Automação) podem se encontrar.

A proposta é dar visibilidade às aproximações entre arte e tecnologia, e às similaridades e diferenças que surgem pelas conexões entre a gravura em metal e as engenharias. Os trabalhos emergem do encontro entre artistas e engenheiros, professores e estudantes que se reúnem no Atelier 103 do Centro de Artes.

As características deste espaço mostram alternativas para o convívio multidisciplinar em experiências coletivas que partem de conversas, esboços, desenhos, brincadeiras, misturas e ações de complementaridade. É o caso de uma bicicleta comum, acoplada a um motor elétrico, com baterias e componentes eletrônicos e mecânicos. Ela serve para pedalar na cidade, para projetar vídeos, para “manguear” um suco de laranja, para produzir eletricidade e ligar outros aparelhos elétricos.

Outro exemplo é uma bacia, alguns canos de plástico, um microcontrolador e uma placa de acrílico que se transformam num “tanque acelerador de corrosão” de placas de metal. Ele é usado para gravar placas de circuito impresso (PCI) e também gravar as matrizes que darão origem às gravuras em metal.

As obras apresentadas na exposição foram realizadas coletivamente entre 2012 e 2019, em atividades de pesquisas e de extensão vinculadas ao grupo de pesquisa Percursos Poéticos - Procedimentos e Grafias na Contemporaneidade (CNPq/UFPel). A exposição possui curadoria de Jessica Porciúncula, Kelly Wendt e Reginaldo Tavares.

Serviço:
O quê: exposição Entre lugares

Quando: visitação até o dia 7 de março

Onde: galeria A Sala, na rua Alberto Rosa, 62

Entrada franca


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados