Prata da casa

Freak Brotherz de volta ao cenário musical

Banda pelotense lançou o primeiro single de Guerra declarada, novo disco a chegar ao mercado em 2020

20 de Abril de 2020 - 11h35 Corrigir A + A -
Trabalho.  Álbum tem financiamento do Procultura Pelotas. (Foto: Divulgação - DP)

Trabalho. Álbum tem financiamento do Procultura Pelotas. (Foto: Divulgação - DP)

Carreira.  Pelotenses já têm mais de 20 anos de estrada. (Foto: Divulgação - DP)

Carreira. Pelotenses já têm mais de 20 anos de estrada. (Foto: Divulgação - DP)

Uma das mais antigas bandas em atividade em Pelotas está com material novo. É a Freak Brotherz, que lançou no último dia 11 a canção Guerra declarada. A canção faz parte do novo disco, homônimo, que o grupo lançará ainda em 2020 através do financiamento do Procultura Pelotas e apoio da Imagina Conteúdo Criativo.

O álbum terá 11 faixas, entre antigas e inéditas - estas, a maioria do trabalho. Parcerias que foram sendo construídas ao longo da carreira da banda permanecem: Douglas Ribeiro, da Dona Dinnah e DJ Pedrinho de Bagé, entre elas. Também segue acompanhando o grupo a fusão de ritmos que o caracteriza. metal, rap, funk, hardcore, todos estarão lá.

Mas há também novidades, em relação à trajetória de vinte anos dos pelotenses. O comando da produção, principalmente. Ele está agora com o guitarrista Igo Santos, membro da banda. Também há novidade no trabalho gráfico, que ficou a cargo do artista Law Tissot, de Rio Grande. “Ele tem uma pegada ciberpunk que achamos interessante e que combinou com a temática do disco”, comenta o vocalista, Danilo Ferreira.

O último álbum lançado pela Freak havia sido Guerra invisível, em 2016, pelo selo Hardcore Pride Records. Antes dele, o grupo produziu Dentro da ideia, com treze faixas, em 2014. A carreira ainda tem duas demos: Freak Demos, de 2000, e Tudo ao Contrário, de 2005.

O processo de gravação de Guerra declarada, ele conta, seguiu a fórmula tradicional da Freak. “O Solano trazendo as ideias centrais, as colocando na mesa, e todos trabalhando juntos a partir daí. Cada integrante colocando sua identidade musical e suas influências. A última letra composta para o disco foi justamente da música Guerra Declarada.” A ideia é lançar o disco ainda dentro do primeiro semestre de 2020, com mais um single a ser divulgado antes.

Importância da música
A Freak Brotherz lançou single durante o período em que boa parte da população se encontra em isolamento social. Claro que o ideal seria fazê-lo em um grande show, mas tem seu valor também contribuir nesse momento. “A arte, de uma forma geral, é o alimento pra alma. Ela tem sido fundamental nesse momento maluco que estamos atravessando. Porém, temo pelo presente e pelo futuro da arte e dos artistas, que estão, como muitos trabalhadores, a míngua, nesse momento trágico”, comenta Ferreira.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados