Patrimônio

Exposição revisita restauro da Catedral São Francisco de Paula

Mostra ocorre até 23 deste mês no interior do templo e sugere uma viagem no tempo e na preservação da igreja

11 de Junho de 2019 - 09h28 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Janelas, sinos e altar-mor foram restaurados (Foto: Ígor Islabão  - Satolep Press - Especial DP)

Janelas, sinos e altar-mor foram restaurados (Foto: Ígor Islabão - Satolep Press - Especial DP)

A luta pela preservação da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula por si só, já é uma história. Para contextualizar o permanente processo de restauro desse patrimônio histórico, surge a exposição Restauros da Catedral, aberta ao público até o dia 23 deste mês, paralelamente à Fenadoce.

Desde o ano passado o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou o templo e outros prédios, declarando o Conjunto Histórico de Pelotas como patrimônio material, pela importância que possui para a história do país. "A proposta da mostra é dar luz à importância da preservação, apresentando à comunidade e aos turistas o processo de manutenção deste importante prédio, que testemunhou o início da cidade", destaca o padre Luis Boari, pároco da Catedral.

O museólogo da Catedral, Everton Lautenschalger, explica que a exposição é uma oportunidade do público conhecer o processo de construção da igreja. Quem visitar o espaço terá a oportunidade de vislumbrar o restauro de inúmeros símbolos que compõem a história, como sinos, janelas, o altar-mor, o Salão São José, além do restauro de portas _ em andamento através do projeto Portas da História executado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), que conta com o patrocínio da Josapar.

A mostra reúne cerca de 60 peças e pode ser visitada de segunda-feira a sábado das 10h às 17h30min, e nos domingos das 12h às 18h. Para visita guiada a opção é participar do tour Contos da Catedral, com o custo de R$ 10,00 por pessoa e atendimento em dois horários: às 9h e às 11h, nas segundas, terça, quintas e sextas-feiras, além de sábados. Nas quartas-feiras as opções de horário são às 14h ou 16h.

Serviço:

O quê: exposição Restauros da Catedral

Onde: Catedral Metropolitana São Francisco de Paula

Visitação: de segunda-feira a sábado: das 10h às 17h30min

Domingos: das 12h às 18h

Visita guiada: Contos da Catedral

Quando: segundas, terças, quintas, sextas-feiras e sábados: das 9h ou 11h; quartas-feiras: 14h ou 16h.

Valor: R$ 10,00 (revertido às obras de requalificação do templo)

 

 

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados