Benefício

Encerra o prazo para ingresso no Auxílio Emergencial Gaúcho

Pedidos indeferidos têm cinco dias úteis para readequação

30 de Novembro de 2021 - 10h23 Corrigir A + A -

Por: Ana Cláudia Dias
anacl@diariopopular.com.br 

Secretaria de Cultura esteve agendando inscrições presenciais (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Secretaria de Cultura esteve agendando inscrições presenciais (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Encerram-se esta terça-feira (30), às 23h59min, as inscrições para o Auxílio Emergencial Gaúcho, o benefício surge a partir de convênio entre a prefeitura de Pelotas e a Secretaria Estadual da Cultura (Sedac). O objetivo é alcançar trabalhadores do setor cultural, sem vínculo empregatício, que não sejam servidores públicos, aposentados ou pensionistas. O edital completo esta disponível no link https://www.pelotas.com.br/cultura/editais.

Serão distribuídos 825 auxílios em uma única parcela de R$ 800,00, totalizando um investimento de R$660 mil. Esse valor provém do convênio, no qual a prefeitura entra com o aporte de R$220 mil e o Estado, com R$440 mil. "O número de inscritos que nós tínhamos no mapa cultural é que nos fez chegar a essa estimativa dessa necessidade", explica a diretora de Projetos da Secretaria de Cultura (Secult), Alessandra Ferreira.

Para se candidatar é preciso residir em Pelotas e ser maior de 18 anos. Segundo o edital, no caso de haver mais requerentes do que valor disponível, os trabalhadores que tiverem mais tempo de atuação comprovado e que atenderem aos quesitos sociais e econômicos listados terão prioridade. "Caso haja falte recurso, algumas pessoas terão mais prioridade do que outras", diz a diretora.

Para facilitar o acesso à inscrição, o Conselho Municipal de Cultura divulgou um tutorial, pelo canal da entidade no Youtube, no qual explica desde como acessar o edital até os documentos necessários. Alessandra lembra que a Secult promoveu duas lives explicativas, uma quando o edital foi publicada, e outra há cerca de 10 dias na qual Alessandra faz o passo a passo da inscrição, conteúdo que está salvo no canal da Secult, também no Youtube. A Secretaria ainda disponibilizou inscrição presencial no prédio da Secult, no Casarão 2 da praça Coronel Pedro Osório, porém o acesso deveria ser agendado.

Segundo Alessandra a falta de atenção ao que está sendo pedido na seleção pode problematizar a inscrição. Muitos não leem todo o material disponível, o que resulta em alguns enganos. "O que está inabilitando as pessoas, até agora, é a falta de documentação. As pessoas não descumpriram as regras de participação, mas têm algumas que não enviaram os documentos pedidos, aí elas ficam indeferidas e têm suas inscrições invalidadas."

Lista de validados

No caso de pedido indeferido o requerente tem até cinco dias úteis, depois de divulgado o resultado, para apresentar novo requerimento. A Secult tem divulgado ao final de cada semana os requerimentos válidas. A listagem mais recente se refere a semana de 18 a 24 deste mês, os próximos, que incluindo os que irão se inscrever até hoje, estarão na lista que a Secretaria vai divulgar na próxima semana.

O prazo de inscrições não será prorrogado, mas caso o número de beneficiados seja menor do que o esperado, a Secult irá fazer uma segunda chamada entre os inscritos. "Como a gente ainda tem prazo com esse convênio com a Sedac e para não termos que devolver recursos, a gente vai fazer uma segunda chamada para alcançar novos públicos, isso se a gente não tiver o número total de inscritos", comenta a diretora.

Serviço

O quê: requisição ao Auxílio Emergencial Gaúcho

Quando: até esta terça-feira (30), às 23h59min

Como: https://www.pelotas.com.br/cultura/editais

 


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