Coronavírus

Ebooks gratuitos na Amazon são boa opção de entretenimento na quarentena

São centenas de títulos de variadas vertentes, da literatura clássica a mestrados e doutorados

27 de Março de 2020 - 15h32 Corrigir A + A -

"Nada me faltará", de Lourenço Mutarelli, está gratuito na versao digital (Foto: Divulgação - DP)

O caderno Tudo segue respeitando às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda que houvesse eventos em Pelotas, manteríamos a postura de, nesse momento de pandemia, indicar opções de entretenimento caseiro para os leitores. Dessa vez, selecionamos livros que a Amazon disponibilizou gratuitamente em versão digital no site da empresa. 

Seja literatura, biografia ou estudo, o momento de confinamento é bastante indicado para botar a leitura em dia. Em casa, é possível até mesmo criar um ritual: fazer um café, colocar um disco para tocar e deitar na cama, ou ainda ir para sacadas, janelas ou pátios e folhear páginas enquanto recarrega os níveis de vitamina D junto ao sol. Se essas páginas forem digitais, não há problema algum. Principalmente se forem gratuitas.

Literatura

Dentro dos e-books gratuitos disponibilizdos pela Amazon, são diversas as opções de histórias para quem já cumpriu a quase obrigação de se manter bem informado sobre a Covid-19 e agora quer fugir para outro mundo. Uma delas é Luzes de emergência e acenderão automaticamente, da gaúcha Luisa Geisler. No livro, a autora mescla humor desconcertante e passagens cativantes para contar a história sobre as incertezas do amadurecimento.

Outra boa opção é Enraizados, de Naomi Novik. O romance apresenta um mundo novo e ousado, com raízes fincadas no folclore eslavo, em narrativa encantadora como uma fábula dos Irmãos Grimm. O livro venceu o  Nebula Award, o Locus Awards e o Mythopoeic Fantasy Award.

Nossa última indicação é novela de um escritor brasileiro que merece mais destaque do que de fato tem: Lourenço Mutarelli. Conhecido do mundo dos quadrinhos, o autor conta em Nada me faltará a história de Paulo, um homem que desaparece misteriosamente com a mulher e a filha e ressurge um ano depois, sem explicações, na frente do prédio onde morava. O coloquialismo e o humor, característicos da obra de Mutarelli, são o destaque da obra.

Biografias

Nesse período de caos na saúde pública, torna-se ainda mais interessante ler sobre histórias reais envolvendo o assunto. Boa opção gratuita na Amazon é O carnaval da guerra e da gripe, escrito por um dos principais biógrafos brasileiros, Ruy Castro. No livro, o escritor narra o Rio de Janeiro do início do século 20. Em 1918, a cidade passou pelo pânico da Gripe Espanhola para fazer no ano seguinte o maior Carnaval da história.

Outra boa opção, essa quase nada a ver com a crise do novo coronavírus, é Uma esperança mais forte que o mar. O livro narra a trajetória de Doaa Al Zamel, uma jovem de 19 anos que atravessa o gelado mar com duas crianças de colo em um barco à deriva. Ela está fugindo da guerra civil da Síria.

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados