Próximos distantes

Doidivanas lança videoclipe que aborda o isolamento

Banda juntou participações de amigos espalhados pelo mundo

14 de Abril de 2020 - 13h02 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Além do videoclipe, a banda editou um vídeo adicional com todos os depoimentos enviados na íntegra. (Foto: Reprodução)

Além do videoclipe, a banda editou um vídeo adicional com todos os depoimentos enviados na íntegra. (Foto: Reprodução)

Pra quem está longe e está perto: a banda gaúcha Doidivanas convocou dezenas de amigos e fãs “para enviar uma mensagem e um abraço virtual a quem está longe e sente falta”. Com o apoio desta rede de colaborações, o grupo produziu um videoclipe da música “Próximos Distantes“, durante a quarentena imposta no Brasil e no mundo, como forma de barrar a propagação desenfreada do coronavírus.

A Doidivanas é composta pelo vocalista Felipe Mello, que está em Cruz Alta, pelo baixista Rodrigo Osório, o guitarrista Daniel Conceição e o violonista e baixista Daniel Cuca Moreira, residentes em Pelotas, e pelo baterista Rodrigo dMart, atualmente em Porto Alegre.

Cada um dos músicos, no seu cenário, canta a canção, e seus admiradores, famílias e amigos mandam seus recados, de Londres, do Acre, do Mato Grosso, para Caxias do Sul, para o litoral, para o campo e a cidade - e para a casa ao lado - mostrando que ninguém está sozinho.

O videoclipe tem letra de Rodrigo DMart, música de Felipe Mello, conceito e edição de Daniel Cuca Moreira, faz parte do álbum homônimo, “Próximos Distantes” (2017), com produção da Imagina Conteúdo Criativo e financiamento do Procultura de Pelotas (RS).

Segundo o baterista e letrista Rodrigo dMart, a composição “Próximos Distantes” trata do “mundo digital, fragmentado e interconectado, no qual estamos imersos; mas, ao mesmo tempo, da valorização do contato físico, da camaradagem, da convivência”. Neste momento de confinamento forçado pela pandemia, “o acesso à tecnologia pode ser uma ferramenta de reforçar os laços afetivos e para refletir sobre as escolhas que fazemos na vida”, completa dMart.

Além do videoclipe, a banda editou um vídeo adicional com todos os depoimentos enviados na íntegra. A playlist de vídeos inclui ainda a música “Próximos Distantes“, com letra, e o documentário sobre a trajetória de 20 anos da Doidivanas, lançado em 2017

A Doidivanas surge em 1995, na cidade de Pelotas(RS), criando uma fusão entre o rock, elementos da cultura regional gaúcha e estilos contemporâneos e tem cinco discos gravados: “Liber Pampa” (1998), CD e HQ “Doidivanas & Libório” (1999, em parceira com o cartunista André Macedo), “Viagem ao Sul da Terra” (2002) e “Nosotros” (2008), um álbum de releituras de artistas, compositores e bandas gaúchos, brasileiros e latino-americanos, e “Próximos Distantes” (2017). Ao longo de mais de 20 anos, a Doidivanas desenvolve um processo criativo de investigação e experimentação sobre ritmos sulistas (como a vanera, o chamamé, o xote, a chacarera e a milonga), instrumentos tradicionais (o acordeon, a gaita-ponto, o bumboleguero), a linguagem e a poesia nativistas (dos causos, das canções e ditos populares) para fundí-las com a musicalidade urbana atual.

Confira o clipe:


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados