Música

Do rádio às lives

Soninha Porto celebra 82 anos com primeira transmissão ao vivo pela internet

22 de Outubro de 2021 - 11h40 Corrigir A + A -

Por: Vitória Leitzke

Palco.  Live é a primeira apresentação de Soninha
desde o início da pandemia (Foto: Divulgação - DP)

Palco. Live é a primeira apresentação de Soninha desde o início da pandemia (Foto: Divulgação - DP)

Com 77 anos de carreira, a qual foi iniciada nas rádios de Rio Grande, Soninha Porto já tem um encontro marcado com sua fiel plateia. Nesta sexta-feira (22), a partir das 20h, junto a Possidônio Tavares, ela celebrará seus 82 anos, completados no último dia 28, com muita MPB e samba, prometido por ela mesmo no voz e violão.

Ela conta que iniciou a cantar com cinco anos, mas com 17 anos noivou e parou de cantar até os 43, quando decidiu retomar sua paixão. “Meu noivo não deixou eu cantar e a gente naquele tempo era cega, surda e muda, ficava fazendo o que eles queriam. Depois eu retornei aos palcos, ameacei meu marido de deixar ele, mas continuei”, conta.

Nem o casamento e nem a carreira de Sonia acabaram. Após o falecimento do companheiro, ela decidiu desbravar o palco de outra cidade: Pelotas. Em 1998, a cantora se mudou e diz que, no primeiro show, já foi muito aclamada.

“Daqui só quero sair para a casa eterna, mas meu astral e minha voz estão boas, por isso continuo cantando. Porém te digo que estou muito feliz com a minha velhice, tirando todas as dores”, afirma Soninha, como é conhecida.

O reencontro com o público, mesmo que virtual, está sendo bem aguardado e a preparação do repertório está contando com a ajuda daqueles que a acompanham ao longo das décadas.

“As músicas têm que ser mais lentas, estilo MPB, esses dias o Possidônio teve aqui e escolhemos o que vamos cantar, então vai ter muito samba, música do Vinícius [de Moraes], do Tom Jobim”, adianta.

O evento
A live será transmitida direto do studio Batuka Records, com produção de Bárbara Lito, coordenação artística de Cíntia Langie, técnica de João da Paz e apoio do Ponto de Cultura Outro Sul. Os ingressos, no valor de R$ 20,00, podem ser adquiridos pelo site bit.ly/live-da-soninha.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados