Celebração

Dia do Choro é celebrado com homenagem a Avendano Júnior

Evento aconteceu nesta sexta-feira, no Mercado Público de Pelotas

19 de Novembro de 2021 - 19h23 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

O encontro foi encerrado com uma apresentação do Clube do Choro

O encontro foi encerrado com uma apresentação do Clube do Choro

No Dia Municipal do Choro, celebrado nesta sexta-feira (19), a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) participou de evento em homenagem ao instrumentista e compositor pelotense Avendano Júnior. No ato, realizado no Mercado Central, também foi inaugurada uma placa dando o nome do músico ao Pátio Dois do prédio histórico, com a presença de familiares do artista. A data foi escolhida por ser o aniversário de Avendano, considerado um dos maiores cavaquinistas do Brasil.

 "É um reconhecimento a esse grande artista e a cada um que mantém a sua memória viva, cultivando essa arte, que segue inspirando as próximas gerações", salientou a prefeita Paula.

Dando início à atividade, foi realizado um cortejo de Choro, com saída do Casarão 2, onde está localizada a Secretaria de Cultura (Secult). O cortejo percorreu o entorno da Praça Coronel Pedro Osório, passou pelo Theatro Sete de Abril e seguiu até o Mercado Central, onde as homenagens ocorreram.

A viúva do instrumentista, Rita Avendano, destacou a emoção do momento e lembrou os músicos que incentivaram Avendano, como Waldyr Azevedo – cavaquinhista, compositor e autor de Brasileirinho, um dos mais famosos Choros −, que não só o reconheceu como compositor, mas também como amigo. "Esse é um momento muito especial, espero que quando as pessoas passem por aqui não leiam só o nome, mas também se lembrem do Clube do Choro e daqueles que tocaram como ele", destacou Rita. 

O encontro foi encerrado com uma apresentação do Clube do Choro, acompanhado pelo vice-prefeito Idemar Barz, com sua gaita, prestando homenagem ao instrumentista falecido em 2012. 

Também participaram do evento os secretários de Cultura, Paulo Pedrozo, e de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, além da vereadora Marisa Schwarzer (PSB).

Avendano Júnior

O cavaquinista Joaquim Assumpção Avendano Júnior nasceu em 19 de novembro de 1939, data escolhida para celebrar o Dia Municipal do Choro em homenagem ao seu nascimento. Cresceu em um ambiente musical, proporcionado pela mãe, que tocava bandolim, e por seu pai, no violão. Avendano cantou e tocou em tradicionais programas de auditório. Era músico autodidata e uma referência para a classe e admiradores do estilo musical Choro ou Chorinho, com uma trajetória de cinco décadas, deixando um legado em composições para o cavaquinho solo.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados