Universidade

Dia de balbúrdia universitária

Com diversas atividades, Abertura Cultural da UFPel ocorre neste sábado, a partir das 10h, na Praça Coronel Pedro Osório

11 de Maio de 2019 - 08h48 Corrigir A + A -
Programação inclui projetos de extensão desenvolvidos com a comunidade. (Foto: Divulgação - DP)

Programação inclui projetos de extensão desenvolvidos com a comunidade. (Foto: Divulgação - DP)

Não há chuva que impeça a UFPel de ir para a rua. Após ser adiada pelo mau tempo, a abertura cultural da universidade ocorre neste sábado, das 10h às 18h, com ações diversas ocorrendo ao lado da Secretaria de Cultura. A nova data possibilitou que a iniciativa fizesse parte da 17ª Semana dos Museus. O evento tem como parceiros OutroPorto, Associação de Hip Hop de Pelotas, Sofá na Rua, Sesc Pelotas, Secult e apoio da Freedon veículos elétricos.

São mais de 20 atividades programadas divididas em seis distintas vertentes: feira de artes; gastronomia; economia criativa; entretenimento; oficinas; música, dança e moda. Trata-se, explica o professor Fernando Igansi, Coordenador de Arte e Inclusão, de uma forma de iniciar os trabalhos da UFPel no semestre dentro do âmbito da cultura.

Entre as propostas estão desde desfile de moda do ateliê de vestuário africano Kanimambo, passando por aulas de capoeira, shows da Associação Hip Hop Pelotas e feira de artesanato e produtos orgânicos.

A maioria - 80% - das ações propostas são oriundas da própria universidade, através de projetos de extensão. E é esse também um dos objetivos do evento: colocar a comunidade acadêmica em contato direto com a população de Pelotas, em um processo de empoderamento mútuo através da troca de conhecimentos.

"Somos um grupo social como um todo. E a missão da extensão é exatamente levar a UFPel para conversar com as pessoas. Também estamos qualificando nosso ensino ao colocarmos nossos alunos e professores em um contexto de realidade absoluta", comenta Igansi.

Serviço
O quê: Abertura Cultural da UFPel
Quando: sábado, das 10h às 18h
Onde: Praça Coronel Pedro Osório
Entrada franca


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados