Pandemia

Covid-19 segue alterando funcionamento do setor cultural de Pelotas

Nas últimas horas, museus foram fechados, casas noturnas anunciaram suspensão de atividades, shows foram adiados e sessões de cinema foram reduzidas.

19 de Março de 2020 - 11h02 Corrigir A + A -
Museus da UFPel, como o do Doce, estão fechados

Museus da UFPel, como o do Doce, estão fechados

A pandemia do novo coronavírus segue causando impacto no setor cultural de Pelotas. Nas últimas horas, museus foram fechados, casas noturnas anunciaram suspensão de atividades, shows foram adiados e sessões de cinema foram reduzidas.

Fechados
De acordo com as ações que a UFPel vinha tomando em relação ao caso, os museus administrados pela universidade no Centro Histórico de Pelotas estão desde ontem com acesso fechado para o público. Museu de Artes Leopoldo Gotuzzo (Malg), Museu do Doce e e Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter não têm data para retomar as atividades, como forma de previnir a disseminação do coronavirus na comunidade.

Cinemas
Os dois cinemas comerciais de Pelotas também anunciaram medidas. O Cineart, localizado no Shopping Calçadão, ficará fechado por tempo indeterminado. O Cineflix, que fica no Shopping Pelotas, anunciou redução de 50% das sessões diárias. A empresa informou, em nota, que reforçará a higienização das salas, especialmente poltronas, maçanetas e corrimãos. Por fim, reiterou que conta com álcool em gel disponível aos clientes.

O Cine UFPel, que retornaria às atividades na terça-feira, também anunciou interrupção das atividades. Serão três semanas de paralisação, pelo menos, até que a sessão especial da Abraccine seja efetivamente realizada.

Shows adiados
Dois shows nacionais que ocorreriam em Pelotas nas próximas semanas foram adiados. O primeiro deles é o do sambista Neguinho da Beija-Flor. Ele se apresentaria no próximo domingo, no Theatro Guarany, mas o evento foi adiado, ainda sem nova data divulgada.

Já o cantor Paulo Ricardo traria o seu Rádio Pirata 35 anos para a cidade em 5 de abril. Por conta da pandemia, a produção optou por remarcar o show para o dia 28 de maio, também no Theatro Guarany.

Casas noturas
Em meio ao surto, e também ao isolamento que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde, diversas casas noturnas e bares de Pelotas divulgaram suspensão das atividades. É o caso do Galpão Satolep, que, em nota, disse ter a certeza "de que a saúde sempre vem em primeiro lugar, e acreditamos que com essa atitude, estamos somando nessa corrente de superação."

Mesma situação ocorre no Degrau Rey Colub, no Pettrus Pub e na OhM Club, que informou a clientes que já adquiriram ingressos que devem retornar aos pontos de venda ou promoters onde os compraram.

Próximas medidas
Até sexta-feira, novas medidas que afetam o setor devem ser tomadas pelo Poder Público. Deverão ser proibidas festa com mais de 30% da capacidade do salão ocupada. Também não serão permitidas festas com mais de cem pessoas, bem como restrição ao número de pessoas em restaurantes.

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados